Reforma da Previdência, a solução de todos os males?

Por Laercio Lemos Lacerda, Advogado em Ribeirão Pires, é professor de Direito, especialista em Direito Previdenciário e ex-Secretário Municipal de Saúde

O ano começou e não há como não falar sobre a reforma da previdência. Toda a imprensa, políticos e agentes do governo falam sobre o assunto como se fosse a solução para todos os problemas econômicos atuais, bem como dizem os economistas que a mesma é essencial para o início do crescimento econômico da nação.

Mas o que isso significa para os trabalhadores? O que devemos fazer como sociedade? Primeiramente devemos ficar atento e acompanhar todas as etapas das mudanças que ocorrerão, de modo a evitar que a conta sobre somente para o trabalhador.

Logo, é muito importante que a sociedade civil se organize e faça pressão junto aos parlamentares para que não haja injustiças nas novas regras para aposentadorias, pensões e demais benefícios dos trabalhadores.

Outro ponto importante para se ficar de olho, é como as novas regras atingirão a previdência dos servidores públicos e dos militares, pois esses grupos já fazem grande pressão juntos aos parlamentares e também ao presidente Bolsonaro, para que não seja atingidos em seus benefícios.

De qualquer forma, a proposta de reforma só será apresentada pelo presidente ao final do mês, assim, esperemos que o novo governo tenha coragem de enfrentar tais interesses poderosos e fazer uma reforma que garanta direitos, corte os privilégios de determinados segmentos e seja eficaz na cobrança dos devedores históricos da previdência social.

Por nosso lado, continuaremos de olho para alertar e protestar contra todas as mudanças que atinjam ao trabalhador.

Compartilhe

Comente

Leia também