logo
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2015

Projeto “AES Eletropaulo nas Escolas” leva informação e conscientização às crianças

Durante três meses, alunos e professores do ensino fundamental das escolas do município de Ribeirão Pires participaram do projeto “AES Eletropaulo nas Escolas”, que tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos que abordam os conceitos do uso consciente e seguro da energia elétrica e seus impactos, por meio de peças de teatro, dança, poemas, música, maquetes e vídeos.

Game educativo no caminhão ‘lan house’ diverte e ensina os alunos

O projeto é executado em três etapas. “Um ponto é trabalhado diretamente dentro das escolas. Os professores recebem apoio técnico, uma capacitação sobre o tema e uma metodologia para desenvolver o tema de energia, e a pedagoga do projeto acompanha de tempos em tempos essas atividades. O segundo eixo é o caminhão ‘lan house’ que vem complementar o que a escola desenvolveu dentro do tema, e a terceira parte é o caminhão multimídia, onde é transmitido um filme interativo no qual a criança aprende sobre economia e segurança com energia elétrica”, explica Angélica Domingues, gestora do projeto.

Na última quinta-feira (02), o caminhão ‘lan house’ estacionou na Escola Municipal Professora Lavinia de Figueiredo Arnoni. Lá dentro, uma turma de 15 alunos por vez, se divertiu e aprendeu por meio de um jogo educativo. “O game ensina as crianças a economizar energia e a se prevenir de acidentes. No jogo, os alunos andam pelos ambientes da casa e vão aparecendo mensagens, como apagar a luz, fechar a porta da geladeira; tem uma parte onde aparece uma criança soltando uma pipa que enrosca no fio e o jogador tem que fazer com que a criança largue a pipa para que ela não sofra nenhum acidente, então, a ideia é abordar todas as situações mais comuns, tanto na questão da segurança, quanto de economia. É uma forma divertida de aprender”, falou Marcelo Alves, coordenador do projeto.

Rafaela, Guilherme, Marceli e Natália, da E.M. Profª Lavinia de Figueiredo Arnoni, aprenderam a importância de economizar energia elétrica

Onze escolas, 120 professores e 3 mil alunos participaram do projeto. O resultado da ação foi mostrado através de trabalhos expostos em feiras nas escolas e os melhores fizeram parte da mostra de encerramento, que aconteceu na terça-feira (7), no Complexo Ayrton Senna, com a participação da secretária municipal de Educação, Rosi Ribeiro de Marco e do prefeito Clóvis Volpi. “Esse projeto é fantástico. A participação da escola, do aluno e do professor chega dentro da casa da criança e isso é muito importante para mudar as atitudes e contribuir com o meio ambiente”, disse Rosi.

“Agora vocês são professores e podem ensinar a todo mundo o que aprenderam”, falou às crianças o gerente de subtransmissão do ABC, Juliano Gonçalves. E a criançada mostrou mesmo que aprendeu.

“Aprendi que não pode ficar muito tempo embaixo do chuveiro e que é perigoso soltar pipa perto de rede elétrica”, contou Natália Garcia, 9 anos.

Rosi de Marco e Clóvis Volpi receberam uma placa de agradecimento da AES Eletropaulo pela parceria no projeto

“Gostei de aprender que o telhado branco não gasta muita energia, por causa da energia solar”, disse Guilherme Cardilli, 8 anos.

“Eu aprendi que é muito importante economizar energia elétrica e que ela tem muitos perigos também”, fala Rafaela Almeida Cordeiro, 9 anos. Quando perguntada o que mais gostou no projeto, a resposta foi rápida: “Tudo”.

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading ... Loading ...

12 comentários para “Projeto “AES Eletropaulo nas Escolas” leva informação e conscientização às crianças”

  • vitoria disse:

    gostei muito de jogar o jogo da aes ELETROPAULO apesar de nao ter consigo fazer tudo direitinho e no ter economizado energia etrice,aprendi muito

    agradeco ao grupo AES ELETROPAULO or nos alertar q a energia eletrica pode matar

    O que você achou deste comentário? Thumb up 7 Thumb down 6

  • Ricardo disse:

    Alguma coisa esse lixo de empresa tem que eninar a fazer, já que a sua parte, que é vender energia, eles não conseguem.

    Vendo volpi e Rosi na foto, entendi pq a Eletropaulo deixa bairros quase uma semana sem luz. Os governantes estão comprados.

    O que você achou deste comentário? Thumb up 10 Thumb down 6

  • paloma disse:

    OS jogos da eletropaulo e divertido muito aperdi um monti de coisas legai bjs paloma

    O que você achou deste comentário? Thumb up 5 Thumb down 4

    • paloma disse:

      os jogos da eletropaulo sao divertidos aprendisados legais motivados e geniais agradeço pelo grupo aes eletropaulo por aparecer e incinar a escola deiro felicio de andrade a combater a nao morrer com os graves fios da ruas e dos praques

      ALUNA PALOMA DA PORFESSORA VALDERENE obrigado po tudo agradeço pelo emçino espero que voute a emçinar a gente

      O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 7

  • vinicius disse:

    eu jogei esse jogo ganhei em 7 minutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 5

  • vinicius disse:

    eu joguei esse jogo ganhei em 7 minutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 4

  • Mirella disse:

    A “aes” eletropaulo ajudou a mim a entender como a energia e gasta no país,participei no projeto presentei sobre energia nuclear!
    Agradeço pela a prof Sonia foi ela que me ajudou a participar e acreditar em mim um beijo e te amo!!!!!

    O que você achou deste comentário? Thumb up 2 Thumb down 4

  • sara disse:

    oi td bem sou do wanda

    O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 3

  • vitória disse:

    gostei demais eu e minha amiga só fizemos 1930 pontos mais a gente se divertiu bastante e aprendemos mais sobre como economizar energia foi legal a gente gritou bastante, e o homem da “aes-eletropaulo ajudou a mim e a minha amiga foi muito legal!!!
    Obrigado

    O que você achou deste comentário? Thumb up 6 Thumb down 2

  • rayssa disse:

    eu adorei jogo eu e a amiga glenda eu ganhei em 4 mnutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 1

  • marks disse:

    FOI MUITO LEGAL FIZ 2500 PONTOS QUERIA JOGAR MAS UMA VEZ COMO NÃO PODE EU APROVEITEI.

    NOS APRENDEMOS QUE GASTAR ENERGIA ATOA NÃO E VOCÊ QUE PAGA E OS SEUS PAIS

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário


  1. Por que é importante descartar corretamente as lâmpadas fluorescentes?Você sabia que a maior parte dos resíduos sólidos tóxicos produzidos no País é construída por lâmpadas, pilhas e baterias, ou seja, por lixo eletrônico? Cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são consumidas por ano, onde mais de 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando assim o solo e a água com metais pesados. As lâmpadas fluorescentes entram com tudo no mercado, já que são quatro vezes mais econômicas e duram mais em relação às incandescentes. O que veio beneficiar o bolso pode se tornar um grande inimigo do meio ambiente e da nossa saúde, quando descartadas de maneira incorreta. Elas são constituídas de vidro, alumínio, pó fosfórico e mercúrio, elemento químico tóxico que pode contaminar água, solo, animais, plantas e pessoas. Em dezembro de 2010, foi sancionada a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos que tem como proposta a pratica de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos. A Estância Turística de Ribeirão Pires, preocupada com o meio ambiente e com a saúde dos seus cidadãos, é considerada uma das poucas do Grande ABC que possuí posto de reciclagem de lixo eletrônico. Localizado na Vila do Doce o posto itinerante de Coleta funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta. No momento o trailer esta em manutenção com previsão de volta para a segunda quinzena de março. A Estância conta também com alguns mercados da região que arrecadam pilhas e baterias além da disponibilização de caminhões pela Prefeitura para a realização do serviço de coleta seletiva no centro da cidade, coletando papel, plástico, vidro e metal, todo material coletado é encaminhado para a COOPERPIRES (Cooperativa Material Reciclável de Ribeirão Pires) localizado no Parque Aliança. Neste local ocorre à manipulação e a triagem dos materiais com toda a segurança, após serem desmontados os materiais são vendidos às cooperativas parceiras especializadas em eletroeletrônicos. Até o momento não existem no município lugares apropriados que recebam as lâmpadas fluorescentes. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires, as lâmpadas queimadas e quebradas devem ser entregues no local de sua compra ou nos seus respectivos fabricantes, que são obrigados por lei a receber-las, algumas empresas especializadas em venda de materiais para construção como as lojas C&C e Leroy Merlin trabalham com um descarte próprio em parceria com uma empresa especializada em reciclagens de lâmpadas fluorescente.
  2. Saulo garante que Minha Casa Minha Vida vai sair do papel
  3. “Orelhão em Chamas”
  4. Secretaria de Meio Ambiente realiza convenio com empresa de água
  5. Elas voltaram! Mocreias reestreia em 8 de março



  1. andre:sou andre procuro mhres de 30 a 40 anos para com...
  2. Max:Sras e Srs dia 8 de fevereiro tranquem bem suas casas, façam...
  3. gleicielly:Oi estou como...
  4. Natalia:Olá dia 20/11/14 no meu ultra deu 28 semanas de gravidez... ...
  5. Anonimo:Graças a meu celular, que consegui ler essa matéria!...


“O escritor não transcreve a vida, inventa a vida”

Milton Hatoum