logo
Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Projeto “AES Eletropaulo nas Escolas” leva informação e conscientização às crianças

Durante três meses, alunos e professores do ensino fundamental das escolas do município de Ribeirão Pires participaram do projeto “AES Eletropaulo nas Escolas”, que tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos que abordam os conceitos do uso consciente e seguro da energia elétrica e seus impactos, por meio de peças de teatro, dança, poemas, música, maquetes e vídeos.

Game educativo no caminhão ‘lan house’ diverte e ensina os alunos

O projeto é executado em três etapas. “Um ponto é trabalhado diretamente dentro das escolas. Os professores recebem apoio técnico, uma capacitação sobre o tema e uma metodologia para desenvolver o tema de energia, e a pedagoga do projeto acompanha de tempos em tempos essas atividades. O segundo eixo é o caminhão ‘lan house’ que vem complementar o que a escola desenvolveu dentro do tema, e a terceira parte é o caminhão multimídia, onde é transmitido um filme interativo no qual a criança aprende sobre economia e segurança com energia elétrica”, explica Angélica Domingues, gestora do projeto.

Na última quinta-feira (02), o caminhão ‘lan house’ estacionou na Escola Municipal Professora Lavinia de Figueiredo Arnoni. Lá dentro, uma turma de 15 alunos por vez, se divertiu e aprendeu por meio de um jogo educativo. “O game ensina as crianças a economizar energia e a se prevenir de acidentes. No jogo, os alunos andam pelos ambientes da casa e vão aparecendo mensagens, como apagar a luz, fechar a porta da geladeira; tem uma parte onde aparece uma criança soltando uma pipa que enrosca no fio e o jogador tem que fazer com que a criança largue a pipa para que ela não sofra nenhum acidente, então, a ideia é abordar todas as situações mais comuns, tanto na questão da segurança, quanto de economia. É uma forma divertida de aprender”, falou Marcelo Alves, coordenador do projeto.

Rafaela, Guilherme, Marceli e Natália, da E.M. Profª Lavinia de Figueiredo Arnoni, aprenderam a importância de economizar energia elétrica

Onze escolas, 120 professores e 3 mil alunos participaram do projeto. O resultado da ação foi mostrado através de trabalhos expostos em feiras nas escolas e os melhores fizeram parte da mostra de encerramento, que aconteceu na terça-feira (7), no Complexo Ayrton Senna, com a participação da secretária municipal de Educação, Rosi Ribeiro de Marco e do prefeito Clóvis Volpi. “Esse projeto é fantástico. A participação da escola, do aluno e do professor chega dentro da casa da criança e isso é muito importante para mudar as atitudes e contribuir com o meio ambiente”, disse Rosi.

“Agora vocês são professores e podem ensinar a todo mundo o que aprenderam”, falou às crianças o gerente de subtransmissão do ABC, Juliano Gonçalves. E a criançada mostrou mesmo que aprendeu.

“Aprendi que não pode ficar muito tempo embaixo do chuveiro e que é perigoso soltar pipa perto de rede elétrica”, contou Natália Garcia, 9 anos.

Rosi de Marco e Clóvis Volpi receberam uma placa de agradecimento da AES Eletropaulo pela parceria no projeto

“Gostei de aprender que o telhado branco não gasta muita energia, por causa da energia solar”, disse Guilherme Cardilli, 8 anos.

“Eu aprendi que é muito importante economizar energia elétrica e que ela tem muitos perigos também”, fala Rafaela Almeida Cordeiro, 9 anos. Quando perguntada o que mais gostou no projeto, a resposta foi rápida: “Tudo”.

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading ... Loading ...

12 comentários para “Projeto “AES Eletropaulo nas Escolas” leva informação e conscientização às crianças”

  • vitoria disse:

    gostei muito de jogar o jogo da aes ELETROPAULO apesar de nao ter consigo fazer tudo direitinho e no ter economizado energia etrice,aprendi muito

    agradeco ao grupo AES ELETROPAULO or nos alertar q a energia eletrica pode matar

    O que você achou deste comentário? Thumb up 7 Thumb down 6

  • Ricardo disse:

    Alguma coisa esse lixo de empresa tem que eninar a fazer, já que a sua parte, que é vender energia, eles não conseguem.

    Vendo volpi e Rosi na foto, entendi pq a Eletropaulo deixa bairros quase uma semana sem luz. Os governantes estão comprados.

    O que você achou deste comentário? Thumb up 10 Thumb down 6

  • paloma disse:

    OS jogos da eletropaulo e divertido muito aperdi um monti de coisas legai bjs paloma

    O que você achou deste comentário? Thumb up 5 Thumb down 4

    • paloma disse:

      os jogos da eletropaulo sao divertidos aprendisados legais motivados e geniais agradeço pelo grupo aes eletropaulo por aparecer e incinar a escola deiro felicio de andrade a combater a nao morrer com os graves fios da ruas e dos praques

      ALUNA PALOMA DA PORFESSORA VALDERENE obrigado po tudo agradeço pelo emçino espero que voute a emçinar a gente

      O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 7

  • vinicius disse:

    eu jogei esse jogo ganhei em 7 minutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 5

  • vinicius disse:

    eu joguei esse jogo ganhei em 7 minutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 4

  • Mirella disse:

    A “aes” eletropaulo ajudou a mim a entender como a energia e gasta no país,participei no projeto presentei sobre energia nuclear!
    Agradeço pela a prof Sonia foi ela que me ajudou a participar e acreditar em mim um beijo e te amo!!!!!

    O que você achou deste comentário? Thumb up 2 Thumb down 4

  • sara disse:

    oi td bem sou do wanda

    O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 3

  • vitória disse:

    gostei demais eu e minha amiga só fizemos 1930 pontos mais a gente se divertiu bastante e aprendemos mais sobre como economizar energia foi legal a gente gritou bastante, e o homem da “aes-eletropaulo ajudou a mim e a minha amiga foi muito legal!!!
    Obrigado

    O que você achou deste comentário? Thumb up 6 Thumb down 2

  • rayssa disse:

    eu adorei jogo eu e a amiga glenda eu ganhei em 4 mnutos

    O que você achou deste comentário? Thumb up 3 Thumb down 1

  • marks disse:

    FOI MUITO LEGAL FIZ 2500 PONTOS QUERIA JOGAR MAS UMA VEZ COMO NÃO PODE EU APROVEITEI.

    NOS APRENDEMOS QUE GASTAR ENERGIA ATOA NÃO E VOCÊ QUE PAGA E OS SEUS PAIS

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário