Facebook: ficção ou realidade?

Ninguém contesta que o Facebook é a maior Rede de Relacionamentos jamais criada na Internet. Isto é um fato REAL! Um outro olhar, porém, pode revelar outras coisas…

Para muito além de uma Rede de Relacionamentos, o Facebook é o mais completo Data-Base de Marketing (Banco de Dados) elaborado pelo homem. Pelo “homem” Mark Zuckerberg? Pelo Pentágono? Pela CIA? Vamos explorar estas perspectivas:

O Facebook expõe culturas, hábitos, gostos, características pessoais, tipos psicológicos, enfim, uma enormidade de dados que podem e servem para revelar e projetar comportamentos e tendências futuras. Na verdade o Facebook é um gigantesco Anuário de Informações que pode ser usado para a planificação da Sociedade de Consumo!

O Tio Sam pode elaborar toda a sua estratégia política e sócio-econômica apenas com os dados colhidos no Facebook. Modas, modos, costumes, aspirações, necessidades, desejos, sonhos e fantasias… Tudo emerge no “caldeirão” étnico chamado Facebook!

As pessoas no Facebook e seus perfis pessoais representam um mosaico, uma amostra significativa da quase totalidade da população mundial. O que são? O que desejam? E o que precisam? O futuro econômico, político e social do mundo inteiro pode ser INVENTADO (“reinventado”) a partir do Facebook. Ali tudo pode ser analisado, interpretado, mensurado e idealizado nesta que é a maior Agência de Informação do Mundo!

O Facebook é o mais completo Serviço de Espionagem jamais imaginado. E tudo isto a Custo-Zero! Melhor. Auto-financiado pelo vagão da “máquina” publicitária, atrelado a “locomotiva” Facebook… e ainda gera lucros (muitos). Jamais se pensou antes numa Intranet mundial (Facebook) que captura, através de um meio virtual toda a vida REAL!

Professor Reinaldo Müller é filósofo,

consultor de Marketing e Vendas pela ADVB-SP

Multiplicador de ENDOMARKETING

Compartilhe