A vitória da persistência

Há tempos, tivemos a ideia de lançar uma campanha de educação e orientação para que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas pudessem ter uma convivência mais harmoniosa, que resultasse em mais segurança para todos.

Morríamos de inveja ao visitar cidades turísticas do sul e mesmo do interior de São Paulo onde pedestres só atravessavam nas faixas e condutores de veículos paravam para que os mesmos cruzassem as vias em segurança.

Sempre achamos que o cidadão de Ribeirão Pires teria o perfil adequado para responder positivamente a uma campanha desse tipo por várias razões, entre elas o fato de nossa população ter um bom nível sócio-cultural e também o fato de termos quatro jornais, duas revistas e uma rádio que, junto a prefeitura através do departamento de trânsito mais a Guarda Civil Municipal, poderiam, em esforço conjunto, transformar nossa cidade em um exemplo de civilidade no trânsito.

Levamos a ideia à secretária de comunicação da cidade, que ficou de conversar com o secretário de trânsito e tentar convencer os demais veículos de comunicação a participar da campanha mas, infelizmente, o assunto morreu aí.

A partir daquele momento, animado pela movimentação da Prefeitura de São Paulo e, posteriormente, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que propunha uma ação conjunta de todos os municípios da região e que também não foi adiante em nossa cidade pela inércia do Governo, resolvemos iniciar nossa própria campanha com o auxílio de alguns anunciantes e vereadores e temos observado que uma importante parcela de pedestres e condutores vem se conscientizando da necessidade desse respeito mútuo em prol de segurança e civilidade.

Embora não contemos com o apoio das autoridades e dos colegas de mídia, persistimos em nosso trabalho e já estamos vendo resultados, sendo notável o avanço na relação entre motoristas e pedestres. E você? Está colaborando?

Gazeta

Compartilhe

Comente

Leia também