A recompensa – Saudosismo

A Recompensa

Por Gazeta

As pessoas mais antigas e antenadas da cidade que acompanham a saga da imprensa escrita da cidade tiveram a oportunidade de ver surgir e desaparecer inúmeros jornais fundados por idealistas ou oportunistas que duraram anos, meses ou apenas semanas.

O pioneiro “A Voz de Ribeirão Pires” fundado pelo saudoso Geraldo Antão Piedade, que sucumbiu após a sua morte, foi ressuscitado anos depois, circulando por algum tempo a serviço de políticas para novamente encerrar suas atividades. A Folha de Ribeirão pires surgiu com força e sempre apoiada pelos governos municipais, continua em atividade deixando para trás vários concorrentes que tentaram lhe fazer frente.

Em 2003, surgiu o Mais Notícias como grande novidade. Formato diferenciado, diagramação moderna, colorido e com linha editorial imparcial e independente logo conquistou leitores e anunciantes, fazendo com que Ribeirão Pires ganhasse, de forma definitiva, seu segundo jornal.

Falarei agora um pouco da minha participação. Dos cinco sócios fundadores, apenas eu permaneço a frente do jornal e a recompensa de tanto esforço para o manter circulando são as conquistas obtidas quando na defesa dos interesses do cidadão, das instituições, do patrimônio físico ou histórico da cidade. Além disso tenho o prazer pessoal em receber de quando em vez, uma mensagem como a publicada abaixo, de um velho amigo que leu no jornal impresso ou na edição eletrônica – cujo limite é o mundo – uma matéria, foto, ou comentário que comoveu e o levou a enviar a mensagem abaixo transcrita. Esses episódios só me encorajam a perseverar na luta diuturna para manter o Mais Notícias em circulação.

Saudosismo

Por Fernando Salero

Legenda da Foto: Fernando Salero Afonso, aos 19 anos

Prezado amigo Gazeta,

Por especial deferência sua recebo semanalmente o MAIS NOTICIAS pelo Correio e o devoro linha a linha pois é meu último e único fio de contato com minha terra natal!

Na semana que passou vi uma foto que me emocionou e me fez voltar 50 anos no tempo!

Vi o Mario Augusto, o José Marcelino e o Sílvio em foto atual! Que gostoso deve ter sido esse almoço longo! De cada um dos quatro guardo lembranças muito agradáveis!

De você, a quem conheço desde a Tipografia Santa Rita do Valdemar, me lembro das primeiras edições do Rotareco (informativo do Rotaract que você preparava com tanto capricho!), quando aprendi a separar folhas de uma resma e até hoje quando vou recolocar papel na impressora!

Lembro também que fomos fazer EXAME DE MADUREZA em Taubaté no velho Chevrolet amarelo de meu saudoso pai e onde não tivemos sucesso!

Do Mario Augusto guardo na memória nossas conversas em demoradas caminhadas quando “subíamos” juntos pois ele morava na Rubião Junior (se não me engano) e eu na Olímpia Catta Preta e íamos juntos até a Jorge Tibiriçá com a Rubião quando ele subia e eu descia!

Ele me contou as primeiras experiências reais de alguma família que imigrando de Portugal, parte foi para o Canada e ele veio para o Brasil!

Foi a minha “estreia” nesse tema e eu sempre o admirei pela coragem e pela determinação pois, apesar de ser muito jovem, já tinha claro na cabeça um planejamento de vida que seguiu à risca e com muito sucesso profissional e pessoal.

Esse fato certamente me ajudou tempos depois quando mudei a trabalho para a Alemanha e Suécia e pensava: “como o Mario é forte” pois eu, com toda a estrutura de apoio de uma multinacional, já me sinto meio perdido, avalio o esforço dele, um self-mademan!

Do Marcelino tenho, infelizmente, somente a convivência gostosa de anos no Rotaract mas eu, ainda não formado e fora do mercado de trabalho, tinha “inveja” da postura dele já pagando suas contas e independente financeiramente!

A melhor lembrança do Silvio de Abreu que permanece comigo é a de um programa de rádio (AVANTE JUVENTUDE, se não me engano) que ele tinha na Rádio Diário do Grande ABC aos domingos à tarde onde íamos de “busão” e ele sorteava camisas com o patrocínio da LOJA DO TONINHO!!

Enfim, tenho muito orgulho de ter sido (e continuar sendo à distância) amigo de vocês quatro e, caso eu estivesse na foto, mais 66 anos precisariam ser adicionados ao total!

Feliz aquele que tem coisas boas para rememorar, não é mesmo?

Um grande e saudosíssimo abraço apertado em cada um de vocês!

Fernando Salero

Compartilhe

Comente

Leia também