Um toque especial na ceia de Natal

Reunir toda a família em volta da mesa para saborear uma deliciosa comida e conversar por horas a fio é uma ocasião que praticamente acontece só uma vez ao ano: no Natal. Para dar um toque especial à sua ceia e tornar essa ocasião ainda mais agradável, a decoradora Titina Leão dá algumas sugestões aos leitores do Mais Notícias.

Dicas simples dão um toque especial à ceia e tornam a ocasião ainda mais agradável

Para a disposição dos itens principais da mesa – prato, talheres e as comidas que serão servidas -, ela explica que existem duas possibilidades. “Se o jantar for com todos os convidados sentados à mesa, o correto é apresentar a mesa posta completa. Se o jantar for servido à americana, ou seja, as pessoas irem se acomodando pelos ambientes da casa, o mais elegante é montar um ‘ponto’ próximo à mesa de jantar, aonde as comidas serão servidas, com os pratos, talheres e guardanapos. Uma dica muito legal é usar as bandejinhas para apoio no colo”, fala ela, acrescentando que em ocasiões festivas, todos os detalhes são bem-vindos. “Um amarradão de guardanapo com uma fita, uma florzinha nas travessas, por exemplo, fazem do jantar um diferencial. Uma dica muito simpática é colocar o nome de cada convidado no amarrado de guardanapo, em algum tag de papel”.

Para destacar o tema natalino, ela sugere utilizar na mesa as cores vermelha, verde, com toque de dourado.  “É o mais harmônico e dá o clima da época”.

Outra dica é utilizar as frutas que serão consumidas durante a festa para fazer a decoração da mesa, como um arranjo de centro. Objetos esquecidos no armário também podem dar um ar de sofisticação, como bolinhas de Natal colocadas em vasos de vidro.

A ceia – Quando o assunto é a comida, os anfitriões têm uma preocupação: a quantidade de coisas que serão servidas e que implica em dois riscos: faltar e sobrar demais. Veja algumas dicas para calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas para as suas festas de fim de ano.

– As opções mais tradicionais de carnes da ceia natalina são peru, chester, tender e pernil. Como são vendidas em peças que pesam entre dois e quatro quilos, tem de levar em consideração que serve por volta de 10 pessoas. Se optar comprar por quilo, calcule mais ou menos 250 gramas para cada pessoa.

– Já os acompanhamentos, um copo americano cheio de arroz rende o suficiente para quatro pessoas; uma travessa grande de salada serve até 20 pessoas, e para a farofa, calcule quatro colheres de sopa por convidado.

– Bebidas: Faça o cálculo baseado no número de convidados e nas seguintes constatações: uma garrafa de vinho serve seis pessoas. Uma garrafa de cerveja serve duas; no caso de latas calcule, no mínimo, três por pessoa. Um espumante serve até três convidados. Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve quatro pessoas. Uma garrafa de uísque é suficiente para 15 pessoas.

Compartilhe

Comente

Leia também