Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Cachorros sem raça definida são cheios de charme e de mistério, como por exemplo, o tamanho que ficarão quando adultos e qual será o temperamento deles. Outra dúvida muito comum é quantos anos vive um cachorro vira-lata. Isso, contamos a seguir! E adiantamos: com carinho e dedicação, eles têm tudo para viver por muito tempo ao seu lado!

Afinal, quantos anos vive um cachorro SRD?

Para responder a essa pergunta, temos uma notícia boa e outra que pode decepcionar os apaixonados por números exatos. Começando por esta última, a médica veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez, explica que o tempo de vida de um pet, seja ele de raça definida ou não, não é uma regra e sim uma estimativa.

O que vai determinar até quantos anos vive um cachorro é uma junção de fatores, como porte do pet, predisposição genética a doenças, estilo de vida, tipo de alimentação e cuidados com a saúde durante toda a vida do cão.

E é aí que está a boa notícia! Em grande parte, prolongar o tempo e a qualidade de vida do seu filho de quatro patas depende muito mais de você e dos cuidados que tem com ele do que com a raça. No entanto, dadas condições adequadas de saúde, estima-se que cães possam viver de 10 a 16 anos.

Cachorros vira-latas vivem mais: mito ou verdade

É mito! Se você esperava uma resposta diferente para a questão acima, saiba que não está sozinho. Isso, porque é comum ouvir dizer que cães vira-latas são mais resistentes e vivem mais que cães de raça.

De acordo com a Dra. Renata, a explicação é que, graças aos cruzamentos aleatórios, eles seriam menos predispostos a apresentar doenças genéticas típicas de algumas raças. “Na clínica, percebemos que os cães SRD são mais resistentes a determinadas doenças. Porém, eles necessitam dos mesmos cuidados que qualquer cachorro de raça”, diz a especialista.

Estimativa de vida e cuidados com cachorro vira-lata

Um cachorro vira-lata que recebe amor, carinho, cuidados e atenção com uma alimentação adequada, vacinação, prevenção contra parasitas, etc. pode ter uma estimativa de vida que ultrapasse os 10 anos com muita saúde e disposição.

Para ter uma ideia, basta pensar na estimativa de vida de cães abandonados. Em geral, são cães SRD vivem, em média, somente até 2 anos, devido às más condições a que são expostos diariamente. Por isso, não faltam motivos incríveis para adotar um cachorro SDR e mudar isso!

A influência do porte na estimativa de vida

Enquanto a hipótese de que cães SRD são mais resistentes que cachorros de raça não é cientificamente comprovada, estudos sugerem que a estimativa de vida desses pets pode estar diretamente ligada ao porte.

Nesse sentido, acredita-se que quanto menor é o cachorro, maior é o tempo de vida dele. Saiba se o seu cachorro ainda está em crescimento, verificando até quantos meses o cachorro cresce.

Segundo a Dra. Renata Alvez, existem duas teorias para explicar esse fenômeno. De um lado, alguns estudiosos defendem que as fases da vida de cachorro e o processo de envelhecimento é mais lento em animais de pequeno porte.

De outro, parte dos pesquisadores acredita que cães pequenos tendem a viver mais por receberem mais cuidados. Além disso, de acordo com a veterinária, “problemas articulares, presentes principalmente em cães grandes, podem diminuir seu tempo de vida”, diz.

Como funciona com outros animais

Seja como for, trata-se de algo bastante incomum na natureza. Isso porque, em geral, mamíferos maiores costumam viver bem mais que os menores. Como prova, basta comparar a estimativa de vida de elefantes e hamsters: os primeiros podem viver até 70 anos, já os segundos chegam no máximo aos 3 anos, mesmo com todos os cuidados da criação doméstica.

Fonte: Petz

Compartilhe

Comente

Leia também