A Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires (SEMA) lança diversos projetos internos que visam não só a economia financeira da Prefeitura como também a sustentabilidade ambiental. O Mais Notícias marcou um encontro com o secretário Gerson dos Santos Goulart para entender como estes projetos funcionam.
O primeiro, com maior impacto econômico é a distribuição de canecas por todos os espaços públicos da Prefeitura, visando assim o desperdício na compra de copos plásticos e também o descarte deste material que tanto afeta a natureza. “Com estas canecas, o funcionário da Prefeitura poderá levar para onde quiser. Cada um tem o seu, com isso teremos também diminuindo o impacto ambiental causado pelo descarte dos copios plásticos”, diz Gerson.
O segundo projeto que já começa a ser implantado pelo Sema é a distribuição de coletores de pilhas. “É importantíssimo direcionar as pilhas usaras para o local correto, por este motivo resolvemos recolher este material por meio dos funcionários da Prefeitura”, explica Ribas. Algo que chama atenção é a confecção dos coletores. “Quando o Banco Real foi comprado pelo Santander, nos foi doadas diversas latinas pelo banco e estas latinhas foram armazenadas. Então, a secretaria resolveu imprimir no verso de impressos inutilizados pelas secretarias o logo da campanha e colar nestas latinhas”, com esta atitude, a confecção dos coletores não tem nenhum custo para a Secretaria.
Cultura sustentável
Quem passa pelas secretarias de Ribeirão deve ter observado diversos caixotes de madeira espalhados pelos cantos com livros. A ideia, explica Ribas, é incentivar a troca de livros e a leitura de forma democrática. “Com estes caixotes que são doados pela população, nós pintamos e colocamos o logo da Prefeitura. Quem tiver algum livro parado em casa pode deixa-lo lá e pegou algum que esteja disponível”, diz Gerson.
Festival do Chocolate é sustentável
Todo o material reciclável que é recolhido no 9° Festival do Chocolate de Ribeirão, o que incluem papelão, latinas, plástico e embalagens de leite, passa por uma triagem de cooperados do Município e são encaminhados à Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Ribeirão Pires. Este material é prensado e comercializado juntamente com o resto do material coletado pela Prefeitura na Cidade. Toda a renda é revertida para a cooperativa.