Pássaros brasileiros: conheça as 5 espécies mais famosas!

O que são espécies nativas de pássaros brasileiros?

Antes de falarmos desses animais, é importante entender o que é uma espécie nativa. O IBAMA, hoje, divide as aves em três categorias: domésticos, exóticos e pássaros silvestres brasileiros.

Animais domésticos

São os famosos pets, espécies que já convivem com os humanos há muito tempo e que já não estão inseridas na natureza. Os animais domésticos dependem de nosso cuidado para sobreviver e ter uma boa qualidade de vida.

Animais silvestres

Também chamados animais nativos, são aqueles que nasceram no Brasil e não foram domesticados.

O IBAMA restringe a criação de animais domésticos e silvestres. Porém, há casos em que essas espécies também podem se tornar pets e se tornarem ótimas companhias!

Tudo vai depender da autorização do órgão e das condições de nascimento e crescimento do animal. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a linha verde do IBAMA pelo telefone 0800 61 8080.

Saiba tudo sobre cinco pássaros brasileiros famosos

Agora é hora de falar dos passarinhos brasileiros mais famosos, entre pets e silvestres!

Ararinha-azul

Permitida criação doméstica? Não;

Habitat natural: Caatinga, principalmente no estado da Bahia.

As araras são lindas e a cara do nosso país. Com muitas cores e um jeito delicado, é impossível não ficar encantado com sua beleza!

A arara-vermelha pode até ser a face que estampa as notas de 10 reais, mas a ararinha-azul conquistou o mundo.

O filme “Rio” levou as aventuras desse pássaro brasileiro para as telonas e conquistou adultos e crianças. Apesar de muito célebre e admirada por sua beleza, a ararinha-azul corre sério risco de extinção.

Cientistas acreditam que essa espécie não viva mais na natureza e exista apenas em cativeiro. Portanto, se tornou um dos pássaros brasileiros raros. Hoje, estima-se que haja cerca 200 aves, todas em locais de preservação animal.

Órgãos nacionais e internacionais trabalham para salvar a ave, um dos mais belos e famosos pássaros nacionais.

Periquito-rico

Permitida criação doméstica? Apenas com autorização especial;

Habitat natural: Mata Atlântica, do estado do Alagoas ao Rio Grande do Sul.

Também chamado periquito-verde, esse charmoso pássaro conquista por sua beleza e personalidade.
Apesar do nome, é importante não confundir o periquito-rico com o australiano. O segundo é um pássaro doméstico e pode ser um ótimo companheiro, sem necessidade de muita documentação. Já o periquito-rico precisa de uma autorização do IBAMA para ser criado em cativeiro.

É uma espécie muito comum e pode ser encontrada até mesmo em parques de grandes cidades. São monogâmicos e muito amorosos. Apesar de seu jeito charmoso, o canto não é seu forte. O periquito-rico faz um barulho estridente, parecido com uma maritaca.

São pássaros divertidos e sociáveis, e sempre vivem em conjunto. Com suas penas verdes e muita personalidade, o periquito-rico faz sucesso entre os amantes de aves, figurando entre os pássaros mais bonitos do Brasil!

Tucano-toco

Permitida criação doméstica? Não;

Habitat: florestas tropicais e Cerrado, aparecendo em quase todo território nacional.

Com seu longo bico, os tucanos são inconfundíveis. Esse nome, na verdade, remete a uma família de aves natural da América do Sul e Central. Dentre as espécies mais conhecidas, o tucano-toco se destaca como um dos pássaros brasileiros mais célebres.

É considerada uma uma ave grande, com até 55 centímetros de altura. Geralmente, possui belas penas negras e o peito esbranquiçado. Seu enorme bico possui tons de amarelo e laranja, que completam sua aparência tão reconhecível.

Apesar de ser muito querido por seu charme e beleza, o tucano não é uma espécie doméstica. Apenas alguns órgãos estão autorizados a criar esta ave em cativeiro.
No entanto, você ainda pode admirar os tucanos em seu habitat natural ou em espaços dedicados à preservação animal.

Canário-da-terra

Permitida criação doméstica? Não;

Habitat: quase todo o território brasileiro, do Maranhão ao Rio Grande do Sul.

Outra ave nacional com um parente muito conhecido, o canário-da-terra é um dos mais famosos pássaros brasileiros.

Com até 15 centímetros e penas em diferentes tons de amarelo, o canário-da-terra é responsável por dar o apelido do time brasileiro de futebol: a seleção canarinho.

E não é por nada que nosso mascote ganhou o mundo como o canarinho pistola! O canário-da-terra pode até ter uma aparência frágil e encantadora, mas é um pássaro territorialista e um tanto brigão.

Apesar da semelhança, é importante não confundir com o canário belga, que é doméstico e muito amigável. O canário-da-terra não é um pássaro doméstico e, caso deseje ter um como companhia, é necessário consultar o IBAMA.

Papagaio-verdadeiro

Permitida criação doméstica? Sim, em alguns casos;

Habitat: quase todo o território brasileiro, do Rio Grande do Sul à região amazônica.

Os papagaios são um grande símbolo do Brasil. Afinal, quem não se lembra do simpático Zé Carioca, personagem dos estúdios Disney?

Bonito, charmoso e divertido, os papagaios conquistaram o mundo e hoje estão entre os pássaros brasileiros comuns mais conhecidos.

Diferentes das outras aves desta lista, os papagaios podem viver como pets. O IBAMA permite que institutos de preservação e resgate de animais criem papagaios em cativeiro.

Assim, é possível comprar papagaio de maneira legal e responsável, por meio de instituições regularizadas, como a Petz. Se você deseja ter um louro como amigo, saiba que eles são divertidos, muito interativos e se dão bem em diferentes ambientes!

Além das 5 espécies de aves brasileiras dessa lista, nosso país conta ainda com uma infinidade de pássaros e outros animais exclusivos de nossa fauna. Os diferentes ambientes, climas e terrenos são uma riqueza única, e devemos preservá-los para podermos continuar a admirar a beleza típica do Brasil.

Fonte: Petz

Compartilhe

Comente

Leia também