Padre José Raschele: “é tempo de reconhecer a bondade de Deus”

Aos 92 anos, o Padre José Raschele está em Ribeirão Pires há quase 50 anos. Testemunha ocular da história, esteve em 6 igrejas diferentes, sendo que ajudou a construir algumas pessoalmente “junto com o povo, que sempre me ajudou”, faz questão de dizer.

Padre está há quase 50 anos em Ribeirão Pires

Padre está há quase 50 anos em Ribeirão Pires

Essa ajuda foi fundamental para que uma das maiores igrejas da cidade fosse erguida: “Quisemos construir Santana e foi muita gente contra. Com a ajuda da comunidade, conseguimos fazer uma igreja bonita”. Para isso, a receita foi a conversa: “com o diálogo, tudo é possível”, conta. Lá, ele ficou por 43 anos.

A conversa, aliás, foi o que o trouxe para o Brasil. Natural de Merano, uma pequena cidade da Itália que fica na divisa com a Áustria e a Suíça, estava em Roma e, após um pedido pessoal do então papa Pio XII para que os jovens padres (tinha 38 anos à época) viessem à América Latina, desembarcou no país, primeiro em São Paulo, depois em Ribeirão Pires.

Aqui, entre outros feitos, realizou mais de 33 mil batizados e ganhou reconhecimento de toda a população. “Gosto muito de ser padre aqui. É uma cidade em que converso com todos e fui muito feliz”, conta.

Agora, chegando ao fim do ano, é Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. O padre José, relembrando a data, deixa uma mensagem: “A maior graça foi a abertura de Deus para conosco. Jesus veio e deu sua vida por nós. Ele quer a salvação de todos. Por isso, o Natal é tempo de reconhecer a bondade de Deus e a presença dele em nossas vidas. Ele veio para nos salvar. Por isso, é tempo de refletir sobre nosso retorno para Deus. Um Feliz Natal!”

Compartilhe

Comente

Leia também