Por Fernando Santos (Professor de informática)
As redes sociais, assim como a internet, surgiram com o processo de globalização e se tornaram muito populares em nossa sociedade. É imprescindível que a internet e as redes sociais sejam de extrema importância no nosso dia a dia, em uma comunicação mais rápida e eficaz, no trabalho, ativismo social e no aumento da participação da sociedade na política. As redes sociais hoje em dia estão se tornando cada vez mais comuns para contatos familiares, de amizade e de trabalho. As mensagens podem ser compartilhadas com um grande número de pessoas ou simplesmente privado. As redes sociais mais comuns são Instagram, Twitter, Facebook, WhatsApp, Snapchat e Linkedln.
Cada uma dessas ferramentas tem um papel importante em nossa vida diária, auxiliando uma comunicação mais rápida nas partes de informações, arquivos e atualizações de conhecimentos em algumas delas. Nos últimos anos houve uma importância relevante das redes sociais na parte do contexto social e na participação da sociedade na política. É de extrema importância que a população use essas ferramentas com o intuito de se informar e disseminar ideais para que assim, possa influenciar nas decisões de seu país.
As redes sociais são uma nova maneira da participação em contato com empresas, clientes e consumidores. Uma participação eficaz de interação constante com a sociedade na obtenção de resultados e objetivos coorporativos. Os aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.
Podemos definir que neste mundo globalizado é quase impossível viver sem as redes sociais, pois estas novas ferramentas facilitam o acesso as informações, interação com pessoas e empresas. Desta forma é do conhecimento de todos a força dessas redes, que elas vieram pra ficar e que influenciam muito no comportamento de nossa sociedade e meios empresariais.