O melhor é sempre possível

Todos os dias eu me pergunto se fiz o melhor que podia durante as últimas 24 horas. Nem sempre, porém, a resposta é positiva e quando ocorre o contrário eu me questiono as razões de não ter atingido os objetivos diários ou as metas que eu mesmo esperava. No meu cotidiano, muitas vezes, as situações de dificuldade têm uma escala maior por conta das decisões que preciso tomar como gestor de um Município. Por isso, preciso estar sempre atento aos acontecimentos e aos fatos para encontrar as soluções que melhor vão se adequar ao nível de urgência que cada assunto exige.  Muitas vezes, embora os assuntos sejam diferentes, é possível existir uma correlação entre eles e isso ocorre nas questões administrativas, políticas e, por vezes, até nas pessoais. Como os pontos de vista costumam ser heterogêneos, é a formação, o comprometimento e a ética de cada um que vão determinar a solução a ser escolhida.

O que não podemos, e não devemos deixar de fazer, é buscar a cada dia dar o melhor de nós

A tarefa de gerenciar conflitos e encontrar soluções para situações de diferentes graus de dificuldade é uma equação matemática cujo resultado depende dos elementos que compõem os valores daqueles que forem responsáveis por resolver os problemas. Em situações nas quais é necessário encontrar o meio termo por conta da necessidade de aglutinação, a sensatez, a paciência, o equilíbrio e outros atributos correlatos fazem toda a diferença. Mesmo que ao final a solução não tenha sido aquela tão desejada, fica a importante certeza de que, naquele momento, foi dado o melhor.

Por isso, o mais importante de todo o processo é entender que sempre é possível buscar o melhor naquilo que se faz ou se está fazendo. Agindo dessa forma, a avaliação sairá do negativo para o positivo e haverá ao final do dia uma prazerosa sensação de conforto capaz de aliviar o estresse causado pelo cotidiano. A sensação de conforto significa, na maioria das vezes, que o meio termo foi encontrado como forma de apaziguar as controvérsias que invariavelmente pairam sobre os temas, sejam eles reconhecidamente polêmicos ou não.

Entendo que o melhor positivo de mim e de cada um de nós resulta do grau de complexidade de cada dia e das negatividades e dificuldades que são colocadas à nossa frente para serem ou não alimentadas. Dia após dia, precisamos aprender, e eu tenho aprendido a lidar com forças, óticas e sentimentos diferentes dos meus, visões estereotipadas, arrojadas, normais e até mesmo ultrapassadas sobre os assuntos. Precisamos respeitar e ouvir a diversidade de opiniões e de pontos de vista para no fim transformá-la naquilo que contempla o conjunto de tudo o que nos cerca: cidade, família, amigos, adversários.

O que não podemos, e não devemos deixar de fazer, é buscar a cada dia dar o melhor de nós em tudo aquilo que for colocado à nossa frente para ser solucionado, sem nunca esquecer que somos seres humanos sujeitos a críticas e elogios e principalmente a erros e acertos.

Clóvis Volpi, prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também