Mensagem subliminar: o efeito da persuasão subconsciente

Gravar uma imagem, um comando sonoro ou fazer uma associação indireta são os principais objetivos da mensagem subliminar.  Esse recurso pode ser utilizado de uma forma tão discreta que a mente consciente não consegue perceber, porém, o subconsciente absorve a mensagem em questão e pode influenciar o poder de decisão do consumidor.

Diversos estudos tentam provar que as mensagens subliminares agem de uma forma poderosa, pois acreditam que a mente humana é capaz de captar mais informações do que o consciente percebe.

Há também uma das forma de propaganda indireta muito semelhante à associação em comerciais, são produtos divulgados durante filmes e novelas que podem causar um efeito subconsciente ainda mais profundo.  É comum que em produções culturais aparecem personagens utilizando marcas reais, em situações naturais e quase   e quase imperceptível.  Nesses casos, o consumo do produto real na ficção pode ter uma forte influência no público, principalmente se o item combinar com a personalidade e as necessidades do personagem da história.

Estratégias de marketing e maneiras de aumentar as vendas e otimizar os lucros sempre estiveram no foco de discussão das empresas.  A concorrência de mercado e a maior exigência por parte doa consumidores também contribuem para que novos tipos de marketing surjam e se tornem fundamentais para o sucesso empresarial.  As mensagens subliminares não fazem parte de alguma técnica descoberta recentemente.  É um meio já utilizado por gerações, principalmente após os avanços da indústria cinematográfica e o crescimento de grandes instituições empresariais.

Nos dias atuais sites das mais variadas tendências intercalam mensagens publicitárias entre trechos de informações, ou ao lado dos textos, de forma que o leitor mesmo tentando ignorar o teor da mensagem, acaba por absorver subliminarmente um texto curto ou uma imagem ligada ao produto anunciado.

Um dos benefícios obtidos pelo anunciante desses sites, é justamente essa absorção inconsciente pelo cliente potencial.

Você que está lendo essa mensagem, provavelmente já foi influenciado por um ou mais anúncios inseridos nesta página, e o anunciante pode tê-lo como próximo cliente.

Compartilhe

Comente

Leia também