Males do Inverno

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4534

Com a chegada do inverno, a diminuição de temperatura é um dos fatores decisivos para o aumento das incidências de dores osteoarticulares em animais. Como o próprio nome sugere, as enfermidades atingem os ossos e as articulações que geram, na maioria das vezes, dores fortes e desconforto ao animal.

Com a proximidade do inverno, o CCZ solicita doações de cobertores velhos e roupinhas de cães usadas para os animais que encontram-se no setor disponíveis para adoção

As doenças osteoarticulares podem ser congênitas, hereditárias, ou adquiridas ao longo da vida. Neste último caso, costumam ser causadas por doenças infectocontagiosas, distúrbios metabólicos ou traumas, sendo os mais freqüentes quedas e atropelamentos.

Entre os cães de porte miniatura, raças como Poodle, Yorkshire, Pequinês, Maltês e Pinscher, costumam ser mais propensas a sofrer com luxação patelar (joelho).

Entre cães de raças grandes ou gigantes como Rottweillers, Pastores e Filas é mais comum que ocorra a displasia coxofemural, doença ortopédica caracterizada pela má formação da articulação coxofemural, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. Os primeiros sintomas aparecem principalmente por volta dos quatro aos sete meses de vida, quando o animal afetado começa a mancar e sentir dor quando anda, principalmente nos pisos mais escorregadios.

Tanto a displasia coxofemural quanto a luxação patelar pode levar a uma doença secundária conhecida como osteoartite. Uma vez desenvolvido, o mal não tem cura, podendo comprometer imensamente a qualidade de vida dos cães. Causada por inflamação crônica das articulações, a osteoartrite costuma ser mais comum em animais idosos, e está associada à degeneração progressiva das articulações ou de uma articulação específica. Os sintomas geralmente estão ligados à dificuldade de locomoção (como dificuldade em subir escadas, brincar ou pular), sendo que mudanças bruscas de temperatura podem acentuar o quadro. Porém, muitas vezes a doença não é diagnosticada de forma correta, pois os proprietários associam os sintomas como sendo algo comum à idade avançada do animal.

Um cachorro bastante propenso a ter problemas é o Dachshund, devido ao comprimento do corpo, que é aparentemente desproporcional ao tamanho da cabeça e das pernas. Os indivíduos da raça costumam sofrer de problemas articulares na vértebra da coluna, em função de distrofia das cartilagens. Sendo assim, podem ser vítimas de uma ruptura do disco intervertebral, que irá causar a compressão da medula espinhal, levando à paralisia dos membros posteriores e muitos à perda do controle das funções da bexiga e do intestino.

Cães idosos que apresentam qualquer quadro ou sintomatologia articular, não devem ser expostos a variações de temperatura e superfícies lisas. Esses descuidos e uma dieta irregular, segundo especialistas, são as causas principais do aparecimento de doenças que comprometam as articulações.

Caso o seu pet manifeste um ou mais dos sinais descritos, procure um médico veterinário o quanto antes.

“Com a proximidade do inverno, o CCZ solicita doações de cobertores velhos e roupinhas de cães usadas para os animais que encontram-se no setor disponíveis para adoção”.

Compartilhe

Comente

Leia também