Iniciativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal busca encontrar lares amorosos para cães e gatos abandonados
Desde setembro de 2021, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promove Feiras de Adoção de Cães e Gatos, resultando na doação de 588 animais até o momento. O evento mensal, normalmente realizado na Vila do Doce, tornou-se aguardado pelos moradores, promovendo a conscientização sobre a adoção responsável e os cuidados com os pets.
A iniciativa conta com a colaboração de protetores independentes, ONGs e o Conselho Municipal de Proteção Animal, reunindo esforços para resgatar e reabilitar animais em situação de maus-tratos ou abandono.
“Estou extremamente orgulhoso do sucesso alcançado por nossa iniciativa de Feiras de Adoção de Cães e Gatos. A doação de quase 600 animais é mais do que um número, é uma prova do compromisso da nossa cidade com o bem-estar animal. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho incansável da nossa equipe e do apoio da nossa população. Estamos transformando vidas, proporcionando lares amorosos e construindo uma comunidade mais solidária e consciente”, disse o prefeito Guto Volpi.
As ações da Prefeitura não se limitam apenas às feiras de adoção, mas se estendem a atividades da cidade, como o Festival do Chocolate, onde a equipe ambiental participa ativamente para sensibilizar a população sobre a importância de proporcionar lares amorosos aos animais abandonados.
Para adotar um pet, é necessário ter 18 anos ou mais e assumir todos os custos relacionados aos cuidados do animal após a adoção, incluindo alimentação e despesas veterinárias. Todos os animais doados estão castrados gratuitamente pelo programa da Prefeitura ou têm garantia de castração, além de estarem com as vacinas em dia.
Simultaneamente às feiras de doação de cães e gatos, a Prefeitura promove a vacinação antirrábica. Desde março deste ano, o Tigela Cheia também faz parte da programação. A iniciativa do município promove a troca de garrafas plásticas por ração para cães e gatos.
No total, 588 pets ganharam novos lares nas feiras de adoção da Estância