Luta Antimanicomial em Ribeirão Pires foi tema desta sexta-feira na Vila do Doce

Evento fechou a semana Antimanicomial na Estância, que foi realizada pelo CAPS

Nesta sexta-feira, 19, o Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires (CAPS), realizou o evento de Luta Antimanicomial, na Praça Vila do Doce. O objetivo dessa campanha é lutar por um tratamento humano e digno para indivíduos que requerem cuidados com a saúde mental.

O evento contou com a presença de líderes da saúde mental, ativistas da causa, trabalhadores de Ribeirão Pires, pacientes e familiares, além de representantes do CAPS Mauá. O movimento teve ações psicoeducativas para a população, teatro de fantoches para as crianças e musical.

Os Representantes da saúde mental de Ribeirão Pires estiveram presentes relatando sobre a importância da causa, a evolução, as mudanças ao longo dos anos e o como é fundamental continuar defendendo essa causa.

Para Cristiane Teodoro, de 45, que é pioneira no assistencialismo social na rede de saúde mental de Ribeirão Pires, desde 2010, relatou que existe um longo caminho a percorrer com relação aos cuidados da saúde mental, “ A luta antimanicomial serve para que seja quebrado os paradigmas e os preconceitos que giram em torno da saúde mental. Falta que essas pessoas que necessitam desses cuidados sejam olhados com mais carinho”, finalizou

Semana Antimanicomial – A CAPS de Ribeirão Pires realizou uma programação exclusiva para os pacientes da unidade nesta semana, para mostrar a importância da Luta Antimanicomial. A equipe de saúde mental da Estância também esteve presente representando o município, na Marcha da causa, realizada na Av. Paulista.

Compartilhe

Comente

Leia também