Rede de cuidado à saúde mental da Estância realiza matriciamento para reforçar atendimento na cidade

Reuniões terão papel de discutir projetos, casos, cuidados clínicos e reforçar o cuidado aos pacientes que usam os serviços municipais

Na última quarta-feira (24), a Atenção Primária – UBS e USFs, juntamente com a coordenadoria de saúde mental de Ribeirão Pires, realizou reunião de matriciamento na Unidade Básica de Saúde Central. O objetivo foi alinhar e desenvolver propostas terapêuticas para os usuários dos serviços municipais. Profissionais da saúde mental, coordenadoras dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a coordenação da Atenção Primária estiveram presentes.

Durante o encontro, diversas temáticas foram abordadas, incluindo projetos e propostas terapêuticas, mediações, rede de cuidado, sinais e sintomas, e cuidados clínicos. Essa colaboração entre os setores reforça o cuidado integral oferecido aos pacientes atendidos nos serviços.

É previsto que a Atenção Primária e a coordenação da saúde mental se reúnam semanalmente, uma vez por semana, em uma das unidades. Já foram realizados dois encontros, um na UBS Central e outro na unidade do Centro Alto.

Com mais de 10 anos de atuação no cuidado à saúde mental em Ribeirão Pires, a coordenadora da unidade do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) Adulto, Cristiane Teodoro, ressalta a importância da união da rede. “O matriciamento fortalece o cuidado oferecido aos nossos pacientes. Hoje, a Atenção Primária oferece serviços como grupos de psicoterapia e psicoeducação, criando um ambiente que facilita a transição do paciente entre os serviços”, destacou.

A Rede de Atenção Psicossocial em Ribeirão Pires também inclui a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de urgência/emergência, Centro de Especialidades Médicas e Hospital Maternidade São Lucas. Os CAPS da cidade atendem casos graves e persistentes e, além da unidade adulta, há também a unidade para álcool e outras drogas, bem como a unidade infantojuvenil.

Encontro acontece uma vez por semana nas unidades da Atenção Básica

Compartilhe

Comente

Leia também