Hospital de Campanha de Ribeirão Pires usa tecnologia para aproximar pacientes e seus familiares

Com o acompanhamento de psicóloga, pessoas internadas se comunicam com familiares por meio de chamadas de vídeo

Os pacientes do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires contam com importante ferramenta para manter o contato com seus familiares durante o período de internação. Com as restrições de visitação na unidade, necessárias para controlar a disseminação do coronavírus, profissionais de saúde municipal estão aproximando os pacientes de suas famílias por meio de chamadas de vídeo, utilizando um tablet.

O trabalho é feito por uma psicóloga da Prefeitura que está acompanhando todas as internações no Hospital de Campanha da cidade. “Estamos trabalhando para promover expectativas positivas nas pessoas. Quando um paciente chega, além da humanização do atendimento pelos profissionais da unidade, tentamos manter os vínculos familiares através de tecnologias. Fazemos a escuta reflexiva, o apoio e acompanhamos dos pacientes”, explicou a psicóloga Rosimary de Oliveira Pedrosa.

Rosa Rodrigues de Assis, de 72 anos, foi internada no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires no dia 1º de maio. A paciente teve alta nesse sábado, dia 9. Durante todo o período de internação, o acompanhamento dos profissionais da saúde e o uso de tecnologias manteve a proximidade com a família. “Isso nos confortou e ajudou na recuperação de minha mãe, que se sentiu mais segura e teve mais força pra melhorar”, contou a filha de Rosa, Nizete Rodrigues de Assis Lima, 47 anos.

“Minha mãe acompanha tudo sobre o coronavírus pela TV. Antes de procurar a UPA Santa Luzia, ela ficou 7 dias ruim, com todos os sintomas da doença, mas teve medo de ir procurar ajuda e passar por uma intubação. Ela piorou e precisarmos levar para a UPA, que transferiu ao hospital de campanha. Felizmente, ela teve um atendimento muito bom por toda a equipe. Nesses dias, a gente sentia muita falta dela, mas ficamos aliviados por sempre poder conversar por vídeo e por ter toda a assistência dos médicos e da psicóloga”, avaliou Nizete.

Boletins diários – Todos os dias, os familiares dos pacientes internados no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires recebem, às 16h, boletim médico com dados sobre estado de saúde. O Boletim é passado pelo médico responsável do plantão. Nesse momento, que também conta com o acompanhamento de psicóloga, os familiares podem esclarecer dúvidas e saber mais sobre como está sendo a internação do paciente.

“Estamos seguindo à risca os protocolos de segurança da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde em relação aos procedimentos feitos no Hospital de Campanha. Cumprindo todas as medidas, mantivemos a humanização dos cuidados com os pacientes, especialmente nesse momento mais delicado, em que essas pessoas receberam grande volume de informações do lado de fora da unidade e muitas vezes já chegam com medo. Todo paciente é acolhido pelos profissionais, tem o acompanhamento psicológico e, sempre que possível (de acordo com o estado clínico) faz o contato por vídeo com seus familiares. São pequenas ações que fazem toda a diferença no processo de recuperação dessas pessoas”, avaliou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

O clínico geral Gabriel Brito, um dos plantonistas do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires, ressalta a importância do boletim diário feito pelo próprio médico. “Nesse momento passamos como foi a noite do paciente, como está a evolução do quadro clínico. Além de tirar dúvidas sobre o atendimento, falamos também sobre a doença, já que há muitas informações incorretas sendo divulgadas sobre o coronavírus. Tudo isso traz mais conforto ao familiar. Depois disso, levamos o retorno desse encontro para o paciente, para evitar a sensação de abandono e incentivar sua melhora”.

Primeira paciente do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires tem alta

Vanessa D.S., 40 anos, moradora de Mauá, foi a primeira internação do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires, no dia 29 de abril. Teve alta médica na última quinta-feira, dia 7. A paciente, que foi encaminhada da UPA Santa Luzia para a unidade de campanha, precisou permanecer por 2 dias em leito de emergência, estruturado para cuidado semi-intensivo.

No momento de sua alta, todos os profissionais da Hospital de Campanha aplaudiram a paciente na saída da unidade. Emocionada, Wanessa falou sobre sua recuperação. “Só quero agradecer a Deus. Achei que ia morrer, mas Deus foi muito bom comigo e não deixou isso acontecer. Colocou uma equipe maravilhosa do meu lado. Foram todos anjos pra mim. Hoje estou comemorando mais um dia de vida”, lembrou.

Wanessa alertou sobre o perigo do coronavírus. “Gente, não achem que isso é brincadeira ou jogada de governo. Fique em casa, quem puder”, disse.

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