A Secretaria de Educação e Inclusão, em parceria com a AES Eletropaulo, realizou no último dia 23, a exposição de 357 trabalhos desenvolvidos em 22 escolas de Ribeirão Pires, voltados para a conscientização do consumo e economia de energia. Ao todo, cerca de 2.000 crianças participaram do projeto.
Da rede municipal, 21 escolas apresentaram trabalho. Foram maquetes, cartazes, informativos e outras ações para conscientizar os pais, professores e alunos que estiveram presentes na exposição, que aconteceu durante todo o dia de hoje, no Espaço Multicultural de Ribeirão Pires.
“Este é o segundo ano de parceria com a AES Eletropaulo, por isso ganhamos mais força com essa continuidade do trabalho, sendo difundido entre os alunos e os pais”, afirmou a Secretária de Educação e Inclusão, Rosi Ribeiro de Marco.
Projeto estimula resgate familiar
Durante a elaboração das propostas das escolas para o projeto, as professoras e a coordenação da Escola Municipal Professora Mabel Cunha decidiram apostar no resgate de histórias para, além de estimular o consumo reduzido de energia, estreitar o relacionamento entre pais e filhos.
Para isso, foi criado um caderno onde os pais puderam expor histórias interessantes relacionadas à rede de energia elétrica, exemplificando com desenhos, fotos e palavras qual a importância desse bem para a história familiar de cada um.
“Com a criação do caderno de memórias, rompemos a barreira do tempo, pois os pais puderam falar da infância, escreveram sobre coisas que as crianças só vieram descobrir agora”, contou a coordenadora da escola, Zilda Cristina Alves, que acompanhou toda a criação do projeto.
No caderno é possível encontrar relatos interessantes, como casos de quando chegou energia elétrica na comunidade onde o pai morou na infância, ou até mesmo um caso específico onde o pai mostrou, por desenhos, os danos causados por uma fiação feita de forma irregular, representando isso em imagens de um incêndio.