Estudantes da rede municipal fazem avaliação de fluência leitora

Teste tem por objetivo observar evolução linguística do aluno, voltada à oralidade

Cerca de 390 estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires, dos 2º anos, participaram de avaliação de fluência leitora, que ocorreu entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro. O teste é promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A prova de fluência leitora visa alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 3º ano, como pedem as diretrizes de número 5, tanto do PNE (Plano Nacional de Educação) como do PME (Plano Municipal de Educação).

A avaliação do estudante é realizada por meio de educadores que observam a evolução linguística, de oralidade, produção textual e escuta. São estes os critérios que serão utilizados para verificar a capacidade do aluno em identificar textos em cada etapa escolar.

“A avaliação busca analisar o desempenho individual de cada aluno. Com os dados obtidos, poderemos ter uma visão, um diagnóstico para que os educadores atuem e resolvam as deficiências que possam aparecer”, declarou a orientadora educacional da rede municipal de ensino da Prefeitura, Luzinaide Klen.

A prova de fluência leitora é realizada duas vezes ao ano. Entre os dias 29 de junho e 7 de julho de 2023, os estudantes da rede municipal realizaram o primeiro teste. Os estudantes receberam avaliação de 72% satisfatório na fluência leitora, índice maior que o resultado dos alunos da rede estadual.

Ao longo do ano letivo, orientadores e educadores do município realizam atividades voltadas para a compreensão da leitura e produção textual, tudo para preparar o estudante para a avaliação. Os resultados da prova deverão ser revelados no dia 19 de janeiro de 2024.

Teste tem intenção de observar avanço linguístico do estudante

Compartilhe

Comente

Leia também