Em preparativo para a FLIRP, professores e coordenadores participam de oficina de cordel

Profissionais da educação estão realizando imersão no universo de Ariano Suassuna, homenageado da terceira edição da feira literária

Como preparativo para a edição da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires) de 2024, a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires realizou o primeiro encontro com professores e coordenadores da rede municipal de ensino no CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli, nessa terça-feira (23).

A atividade teve como objetivo inserir os profissionais no universo da cultura nordestina, por meio de apresentação do gênero literário e também na participação em uma oficina de cordel, elaborada pela orientadora educacional, Tatiane Ribeiro. Ao todo, 60 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram do encontro.

Desbravando o universo literário estruturado pelo escritor, intelectual, filósofo brasileiro Ariano Suassuna, grande homenageado da edição da FLIRP deste ano, os professores foram separados em dois grupos para aprenderem um pouco mais sobre as regras do cordel, ter contato com es estilo de literatura e também criar seus próprios poemas de cordel.

“Ao utilizar as diversas formas de expressão da cultura popular como prática pedagógica, o docente favorece a valorização dos saberes tradicionais, rompe estigmas e combate o preconceito, além de enriquecer as experiências educacionais de crianças e adolescentes”, declarou a orientadora Tatiane Ribeiro.

Outros seis encontros ainda estão previstos para acontecer. O conteúdo destas atividades tem como ponto de partida a cultura nordestina, principalmente voltadas ao saber popular, como técnicas de xilogravura, as métricas dos cordéis, além de realizar imersão no universo de Suassuna, como o Movimento Armorial, iniciativa criada pelo escritor, que pretendia criar arte erudita utilizando elementos populares da cultura regional.

A Educação de Ribeirão Pires também elaborou atividades relacionadas à cultura nordestina com alunos da rede municipal. Os encontros, realizados em sala de aula, deram origem à exposição “Coração Nordestino”, em que reuniu trabalhos de cordel, xilogravura e música confeccionadas pelos estudantes. A mostra foi um dos destaques da 2ª edição da Entoada Nordestina, realizada pela Prefeitura da Estância.

Professores realizaram imersão no universo do escritor Ariano Suassuna e participaram de oficina de literatura de cordel

Compartilhe

Comente

Leia também