Estância fortalece trabalho de professores especialistas no ensino remoto

Secretaria de Educação avalia a atuação das equipes para conhecer dificuldades e práticas positivas para traçar novas estratégias pedagógicas

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está ampliando a integração dos profissionais que atuam na rede municipal. Neste mês, a equipe de Orientação Pedagógica iniciou ação que fortalecerá o trabalho dos professores especialistas que lecionam para turmas do Ensino Infantil e Fundamental I – anos iniciais.

Na primeira quinzena de março, sondagem foi realizada junto aos coordenadores de 21 escolas municipais. Os profissionais responderam questionário que possibilitou à equipe de Orientação Pedagógica conhecer o perfil dos professores especialistas de Arte, Educação Física e Inglês.

O objetivo é compreender os níveis de interação com o corpo docente e equipe gestora da unidade escolar, traçar o perfil de atuação de cada professor, identificar e incentivar práticas positivas. Os resultados foram compartilhados em reunião virtual entre orientadores pedagógicos e supervisores da Secretaria de Educação.

“Nossa intenção com a sondagem foi mapear o trabalho dos professores especialistas para conhecermos as demandas destes profissionais e de seus coordenadores. Tivemos resultados positivos e, com as informações coletadas, poderemos traçar novas ações junto às escolas para melhorar o trabalho realizado”, explicou Tatiana Regina Ribeiro, orientadora pedagógica da Secretaria de Educação.

O ensino retomo foi tema central nesta etapa da sondagem. Entre os já identificados está o alto nível de adequação do conteúdo das atividades propostas para os alunos realizarem, com auxílio de suas famílias, em ambiente domiciliar. Também se destacam positivamente o respeito dos conteúdos enviados às especificidades de cada ano/série; a utilização de materiais diversificados para a realização das atividades; a facilidade de acesso aos materiais necessários para que os alunos desenvolvam as tarefas em casa; o acompanhamento das devolutivas dos estudantes; e a oferta de plantões de dúvida aos alunos.

“Estamos, com essa iniciativa, identificando pontos específicos que podem ser aperfeiçoados. Os professores especialistas cumprem importante papel junto aos professores titulares da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental. Por isso é importante a integração das equipes e o diálogo sempre constante, para que eventuais dificuldades sejam solucionadas pelas escolas”, avaliou Nádia Ferreira, coordenadora da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

Para a secretária da Pasta, Rosi Ribeiro de Marco, a integração dos profissionais nas escolas é indispensável e reflete no bom desenvolvimento dos alunos. “Garantir o aprendizado ao estudante, especialmente no período de ensino remoto, que impõe novos desafios aos educadores, é nosso principal objetivo. As avaliações e debates promovidos por nossa gestão são fundamentais nesse processo”, pontuou.

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