Voltada aos anos iniciais, formação é fruto de parceria pioneira na região com a UFABC
A Secretaria de Educação e Cultura, em conjunto com a UFABC (Universidade Federal do ABC), realizou nesta terça-feira (2) a entrega dos certificados aos professores que participaram da formação Práticas Pedagógicas em Educação Científica nos Anos Iniciais, curso voltado aos educadores de ciência da rede municipal.
O curso e a parceria com a universidade federal são um projeto pioneiro em toda região. O conteúdo passado na formação, que teve início no começo do ano, tem intenção de dar aos professores de ciência a possibilidade de abordar a disciplina de diferentes formas, com preparação de aulas teóricas e também práticas e que utilizam materiais de fácil acesso.
Ao longo do semestre, professores da rede municipal se encontraram com professores e estudantes da UFABC para troca de experiências. Durante a formação, os educadores realizaram alguns dos experimentos que seriam passados aos alunos e alunas posteriormente em sala de aula.
“Desde o início, sentimos que essa parceria traria bons resultados tanto para a Educação de Ribeirão Pires, para os professores e para os estudantes. Tenho certeza que a formação fez com que nossos educadores encontrassem uma gama de abordagens interessantes para levar à sala de aula”, declarou o secretário interino de Educação e Cultura da Estância, João Favaro.
Ao todo, mais de 200 vagas foram reservadas aos professores de ciência que atuam na rede municipal e que puderam ter acesso a conteúdos específicos que serão usados em sala de aula ou até fora da escola, junto dos estudantes. A capacitação é formada por três módulos: Experimentação em Ciência – Matéria e Energia; Experimentação em Ciências – Terra e Universo e Experimentação em Ciência – Vida e Evolução.
Durante o ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires já havia participado desta formação da UFABC, porém com 30 educadores. O foco principal também era a capacitação de profissionais que atuavam no Ensino Fundamental I. Com o sucesso da formação, a parceria foi renovada para o ano de 2024.
Professores receberam certificação por participar de formação pioneira, fruto de parceria da Educação da Estância com a UFABC