Equipe de Fauna Silvestre resgata macaco em cativeiro domiciliar

Equipe de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal está atendendo denúncias da população

Ontem (30) a Equipe de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal recebeu uma denúncia referente a um macaco mantido em cativeiro. Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano foram realizar a averiguação e identificaram que o animal tinha sido resgatado pela família e permaneceu na residência.

Após ser orientado referente a legislação que protege animais silvestres, o munícipe optou pela entrega voluntária do animal – prática prevista por lei. O macaco foi deixado em observação e encaminhado para um Parque Ecológico para passar por avaliação. Se estiver em condições, será reintegrado ao habitat natural.

É importante reforçar que manter animais em cativeiro é crime, de acordo com a Lei 9605/98. Para ocorrências dessa natureza, a Equipe de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal averigua denúncias, mas também reforça onde os chamados são válidos.

“Vale lembrar que o propósito da Equipe de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal é atender a ocorrências reais, onde os animais estão em situação de sofrimento. Solicitamos a toda população que o contato para esse tipo de denúncia seja utilizado com responsabilidade, considerando que em casos de falsas indicações, a equipe acaba por se deslocar para averiguação e, neste período de tempo, pode não estar disponível para um atendimento real”, explicou Andreza Araújo, Secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Em caso de denúncias, foram disponibilizados dois telefones para contato: 4824-4197 ou 97211-1112 (whatsapp). É necessário se identificar no ato da denúncia, para preenchimento de cadastro, mas a Equipe de Proteção Animal explica que os dados do denunciante não são divulgados.

Macaco era mantido em cativeiro indevidamente

Compartilhe

Comente

Leia também