Equipe Ambiental de Ribeirão Pires resgata 33 pássaros em cativeiros ilegais

Os salvamentos aconteceram em duas ações realizadas na Vila Sueli e no Parque Aliança

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou nesta segunda-feira, dia 24, o resgate de 18 pássaros mantidos ilegalmente em um galpão no Parque Aliança. O cativeiro foi identificado pela própria equipe ambiental que passava pelo local.

Já no último sábado, dia 22, a equipe resgatou 15 pássaros que também estavam em cativeiro ilegal, na Vila Sueli. Além das aves, a equipe ainda apreendeu algumas gaiolas e armadilhas que eram usadas para capturar os animais na natureza.

Em ambas as ações, os profissionais contaram com o apoio da Guarda Municipal e da equipe de Trânsito, que auxiliou no transporte dos animais. Os responsáveis pelos cativeiros foram encaminhados para o 1º DP. A lei nº 5197/67 prevê pena de um até cinco anos de reclusão mais uma multa que pode ser estipulada dependendo do poder municipal.

Entre as espécies resgatadas estavam: coleirinha, pássaro preto, canário belga, pixarro, coleirinhas, canário da terra, canário do reino e sabiá. Os animais estão passando por avaliações e, após um período de quarentena, as espécies que puderem serão reintroduzidas na natureza ou encaminhadas para um local adequado.

Os telefones para denúncias são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

Equipe prendeu armadilhas e gaiolas que estavam nos cativeiros

A lei prevê detenção de um até cinco anos para esse tipo de crime

Compartilhe

Comente

Leia também