Em três meses, acompanhamento de alunos com TEA cresce 12% na Estância

No início do ano, eram 250 estudantes com o transtorno matriculados na rede municipal; índice passou para 280 neste segundo semestre

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires registrou aumento de 12% no número de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos últimos três meses. No início do ano letivo, 250 estudantes estavam matriculados em escolas municipais. O índice de estudantes passou para 280 neste segundo semestre.

O aumento no número de alunos com o transtorno se deve ao fortalecimento das ações voltadas ao acolhimento destes jovens e ao crescimento de diagnósticos de crianças com TEA. A municipalidade mantém ações permanentes que visam o bem-estar destes estudantes, o que proporciona um melhor ambiente para o aprendizado.

“Esse índice aponta que nossa rede de ensino tem seguido um caminho de êxito. Os pais desses alunos têm confiado no trabalho que tem sido realizado dentro das escolas”, destaca Rosi Ribeiro de Marco, secretária de Educação e Cultura.

Para o melhor desenvolvimento destes alunos, a Prefeitura de Ribeirão Pires tem intensificado as formações voltadas para professores e auxiliares que ministram as aulas. Com o acompanhamento individual especializado, estes profissionais atuam na elaboração de atividades de acordo com a especificidade de cada aluno. Além disso, a municipalidade ampliou a equipe que atua para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

A orientadora da Educação Especializada da Prefeitura, Valquíria Servilha, ressalta a importância da inclusão dos alunos na rede. “Para nós, que atuamos nessa área, fica evidente a necessidade do aperfeiçoamento em ações e informações, a fim de atender a todos, derrubando qualquer barreira que impeça o acesso e permanência dos educandos em salas regulares de ensino”, disse.

A Prefeitura tem intensificado as formações voltadas ao bem-estar e desenvolvimento integral desses alunos

Compartilhe

Comente

Leia também