Educação de Ribeirão Pires promove Encontros Formativos sobre a Transição da Educação Infantil

Ação interna faz parte da política de formação continuada, qualificação e atualização curricular

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires promoveu nesta terça-feira, dia 18, na E.M. Hebert de Souza, unidade Mauá, o Encontro Formativo sobre a “Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, abordando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em cada campo de experiências em salas de aula. De acordo com a BNCC – Banco Nacional Comum Curricular, é nessa fase que os alunos fazem relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita.

Antes de compreender o princípio alfabético, as crianças devem entender que as letras representam sons. As letras são fonemas que reproduzem os sons da fala. Aprender a ouvir é uma das habilidades mais fundamentais para a alfabetização das crianças. Quando lemos, resgatamos um episódio de fala, com suas sonoridades, pausas e expressões”, observa a Orientadora Educacional, Luzinaide Klen.

Micaely Domingos, também orientadora educacional e participante desse processo, frisa que na educação infantil o foco é, sobretudo, o estímulo dos alunos para que eles se desenvolvam de forma natural e saudável. “Esse desenvolvimento se dá por meio de interações e estímulos adequados dos alunos, principalmente quanto a oralidade”, comenta.

Os encontros formativos do segundo semestre já ocorreram nas E.M’s Yoshihiko Narita, e E.M. Hebert José de Souza. Os próximos estão programados para ocorrerem em novembro nas escolas Sílvio Roberto Grecco e Fiorino Roncon.

Encontro Formativo Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Coordenadores em atividades durante o Encontro Formativo

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