Defesa Civil visita bebê que teve parto auxiliado pela equipe

Profissionais atenderam chamado de urgência no nascimento do pequeno Lucas Daniel, no dia 28 de julho, na residência da família

A equipe da Defesa Civil Municipal da Prefeitura de Ribeirão Pires visitou nessa segunda-feira, dia 5, o bebê Lucas Daniel Souza Floes, após 10 dias de seu nascimento, na residência da família, na Vila São João – divisa de Ribeirão Pires com Rio Grande da Serra. Os profissionais atenderam chamado de emergência no dia 28 de julho e auxiliaram no parto de Lucas Daniel.

A família de Ester Souza Alexandre, 19 anos, mãe do bebê, acionou o Corpo de Bombeiros após a gestante sentir fortes contrações. A corporação encaminhou o chamado à Defesa Civil Municipal.

“Ficamos muito assustados com a situação, tudo aconteceu muito rápido. Quando senti as primeiras dores, vim correndo para a casa da minha avó, onde fui atendida pela Defesa Civil, e logo em seguida o Lucas já estava nascendo. Eles foram muito bons, muito rápidos e atenciosos. Me senti muito segura”, contou Ester. “Estou muito grata. Agora já em casa, vamos curtir o bebê”, disse.

Lucas Daniel é o segundo filho de Ester e Leandro Adalto Floes, 28 anos. Após o nascimento, o bebê e a mãe ficaram internados no Hospital Dr. Radamés Nardini, em Mauá. A criança passou, ainda, três dias na UTI Neo-Natal e teve alta médica no último domingo, dia 4 de agosto.

Atendimento – Depois de receber o encaminhamento do chamado de emergência da família de Ester pelo Corpo de Bombeiros, equipe da Defesa Civil de Ribeirão Pires – Vânia Moreira, Bruno Catrole, Patrick Andrade e Rudnei Corazza – se dirigiram prontamente ao endereço indicado.

“Quando a equipe chegou, o bebê já estava coroando. Os atendentes auxiliaram no processo de total retirada da criança, corte do cordão umbilical e aquecimento do bebê. Em seguida, a mãe e a criança foram encaminhadas para atendimento hospitalar”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Pires, César Eduardo Leite Theodoro.

“Temos uma equipe muito bem qualificada. Nossos atendentes passam por capacitações feitas pelo Corpo de Bombeiros, entre outras instituições renomadas, e aprendem táticas de primeiros-socorros e diversas outras técnicas necessárias para o atendimento de ocorrências como essa”, listou.

Atuando na Defesa Civil há um ano, o bombeiro civil Patrick Andrade realizou o atendimento no dia de seu aniversário. “Amo minha profissão, e esse foi o maior presente que eu poderia ganhar no meu aniversário. Foi o primeiro parto que realizei, e com o apoio do comandante da equipe, bombeiro (civil) Corazza, pude colocar em prática todo o meu treinamento”, contou emocionado.

Integrante da equipe, a bombeiro civil Vânia Moreira também se emociona com a experiência. “Tenho seis filhos e me coloquei no lugar da mãe. Fui deixando a mãe calma para que conseguisse finalizar o parto bem. A confiança depositada por ela na equipe foi fundamental para o sucesso do atendimento”, afirmou.

Compartilhe

Comente

Leia também