Cuidado domiciliar: Saúde de Ribeirão faz acompanhamento humanizado de 88 pacientes

Programa Melhor em Casa (EMAD) atende acamados que não possuem condições de irem até a Unidade de Saúde

Além das limitações com a idade avançada, uma das maiores preocupações das pessoas é com relação a disponibilização dos serviços de saúde. A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, desde 2018 quando inaugurou a nova sede do Programa Melhor em Casa (EMAD), intensificou o atendimento humanizado aos munícipes que não possuem condições de irem até uma Unidade de Saúde. Hoje, 88 pacientes recebem os cuidados em domicílio.

Composta por 13 profissionais, sendo nove técnicos: quatro técnicos de enfermagem, um médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista, e quatro pessoas que cuida da área administrativa, o atendimento em domicílio é realizado de forma multidisciplinar, de acordo com a particularidade, necessidade e prioridade do caso. Os procedimentos variam desde consulta médica e acompanhamento, curativos, até a coleta de sangue para realização de exames laboratoriais.

O enfermeiro Josélio Santos de Jesus, detalhou o atendimento. “Atendemos diversos pacientes, alguns tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral), infartados, outros já não possuem condições e também são considerados acamados. Além disso, realizamos a dispensação de materiais para que o próprio familiar também tenha a possibilidade de realizar esta manutenção do cuidado domiciliar”, destacou.

As visitas normalmente acontecem a cada 15 dias, o que pode variar de acordo com a prioridade de cada caso. Dos 88 pacientes que recebem o acompanhamento do serviço, 11 necessitam apenas do suporte de um profissional, por estarem em melhores condições de saúde.

Para solicitar o serviço, além da pessoa ser acamada, é necessário que seu cuidador mais próximo se dirija até a Unidade de Saúde do bairro e faça a solicitação da visita do EMAD, para isso deve portar o Cartão SUS, pedido médico e comprovante de endereço de Ribeirão Pires.

Enfermeiro Josélio Santos de Jesus, acompanhado da técnica em enfermagem, Gracy Kelly Reinbold, realizam atendimento a paciente acamada

Equipe do EMAD é formada por 13 profissionais, entre técnicos e administrativo

Atendimento humanizado é destinado a pessoas acamadas

Compartilhe

Comente

Leia também