Como saber se o papagaio é macho ou fêmea?

Os psitacídeos são famosos pela monogamia, isto é, uma vez escolhida a cara-metade, os pombinhos — ou melhor, os papagaios — permanecem juntos por toda a vida. Por esse motivo, os amantes desses pets gostam de ter um casal em casa. Mas como saber se o papagaio é macho ou fêmea?

Por que é tão difícil identificar o sexo de um papagaio?

Mesmo as crianças são capazes de dizer quando se trata de um leão ou de uma leoa. Isso ocorre pois, na espécie em questão, há diferenças muito bem marcadas entre os machos e as fêmeas.

Além da juba, os leões ainda possuem um corpo mais robusto, mais pelos e um rugido mais forte que o das leoas. E é justamente uma maior leveza que dá a elas mais agilidade, tornando-as caçadoras melhores em relação a seus companheiros.

Essa distinção fácil entre um leão e uma leoa é possível devido a uma característica chamada dimorfismo sexual, ou seja, quando há diferenças físicas entre os machos e as fêmeas de uma espécie.

Nesse sentido, é importante frisar que para ser considerado dimorfismo, essas características devem ir além da distinção entre o órgão reprodutor, como ocorre com a juba do leão e também com a concentração de pelos em áreas diferentes do corpo, como acontece com os seres humanos. São os chamados caracteres sexuais secundários.

No caso dos papagaios, não são todas as espécies que apresentam dimorfismo sexual. Porém, mesmo quando ele ocorre, como saber se o papagaio é fêmea ou macho pode ser bastante complicado, dado que as diferenças são muito pequenas, sendo muito difícil não só para leigos, mas até para especialistas reconhecê-las.

Não bastasse isso, os órgãos reprodutores dos papagaios e de outras aves são internos, de modo que a diferenciação por meio da palpação não é 100% eficaz, o que dificulta ainda mais a identificação.

Afinal, como saber se o papagaio é macho ou fêmea?

Em casa, a prova de fogo de como saber se um papagaio é fêmea ou macho é aguardar até que o pet atinja a maturidade sexual e observar qual deles é capaz de botar ovos, já que isso é feito exclusivamente pelas fêmeas.

Estas podem inclusive botar ovos não fecundados, isto é, mesmo sem a presença de um papagaio macho na gaiola. Por causa dessa característica, não é raro que os tutores se surpreendam ao descobrir que o penudo João, na verdade, era Joana!

A grande questão é que nem sempre a fêmea irá botar ovos por conta própria, deixando a dúvida no ar. Além disso, nem todo mundo quer esperar a maturidade sexual para saber o sexo do pet. E aí, existe algum método de saber com certeza o sexo do papagaio?

A boa notícia é que existe, sim, um jeito certeiro de descobrir o sexo dessas aves. O lado ruim é que ele só pode ser feito em laboratório. Estamos falando da análise de DNA, que pode ser feita a partir de uma amostra de sangue ou de uma pena da ave. Em ambos os casos, pode levar até 20 dias para sair o resultado. A vantagem é que ele é bastante confiável.

Papagaio ecletus: uma colorida exceção

Identificar o sexo de alguns papagaios sem a ajuda de um exame de DNA é uma tarefa muito difícil, mesmo entre especialistas. Mas, algumas espécies ajudam a responder a dúvida de como saber se o papagaio é macho ou fêmea.

Este é o caso do bonito papagaio ecletus! Originário da Austrália, Nova Guiné e Ilhas Salomão, esse papagaio apresenta um dimorfismo para lá de exuberante. Enquanto o macho possui plumagem verde esmeralda, a papagaio fêmea possui penas vermelhas e azuis. Um belo casal, não é mesmo?

Compartilhe

Comente

Leia também