Como identificar a frequência com que meu cachorro deve tomar banho

Embora muitos gostem de estabelecer regras gerais para o banho dos peludos, é importante lembrar que nenhum pet é igual ao outro. E isso em relação tanto às suas características físicas quanto aos seus hábitos no dia a dia.

Um animal que fica mais dentro de casa, por exemplo, tende a acumular menos sujeira que um que permanece no quintal, passeia bastante ou frequenta algum day care.

Da mesma forma, não há tanto problema que um peludo que não suba na cama ou no sofá não esteja sempre limpinho, o que não pode ser dito daquele que dorme no nosso travesseiro.

Além disso, alguns problemas de saúde podem alterar a frequência de lavagem em pet. Por exemplo, banho baixa a imunidade do cachorro e, por isso, alguns deles devem ser lavados menos vezes. Já para cães com problemas de pele, pode ser recomendado banho até duas vezes por semana com produtos especiais.

A frequência de banhos ideal de acordo com a pelagem

Considerando tudo isso e dadas condições normais de saúde, o fator determinante da frequência de banho em cachorro está ligada ao tipo de pelagem, como você confere a seguir.

Cães de pelo curto 

Para cachorros de pelagem curta e densa, é recomendado dar banhos com intervalos de 15 a 30 dias, dependendo do ambiente e das atividades realizadas por ele. Entram nessa categoria pets como Buldogue francês, Pastor alemão, a maior parte dos SRDs, entre outros.

Cães de pelo longo 

No caso dos cães que possuem pelo longo que não se assemelham a cabelos, como é o exemplo do Poodle, os banhos podem ocorrer entre uma semana e 15 dias. Além dos hábitos do cachorro, também influencia o fato de o tutor ter ou não o hábito de penteá-lo a fim de evitar nós.

Cães de pelo longo do tipo cabelo 

Alguns pets, como Maltês, Yorkshire e Shih-tzu, possuem pelos com estrutura que se assemelha à do nosso cabelo. Por acumularem mais oleosidade, o ideal é manter o cachorro tomando banho semanalmente.

E no frio? Você pode estar se perguntando. Embora seja recomendado diminuir a frequência de banhos no inverno, uma dica para quem não deseja aumentar os intervalos é escolher dias mais quentes para dar banho no cãozinho. Outra opção é apostar na lavagem a seco.

Compartilhe

Comente

Leia também