Como formar estudantes mais abertos ao diálogo?

É comum conhecermos pessoas que não sabem administrar críticas ou opiniões contrárias às suas. Essa característica que hoje muitas vezes vemos até em pessoas já adultas, pode ser revertida por nós, professores, em sala de aula.

Uma maneira muito eficaz de mostrar ao aluno que é preciso buscar entender o ponto de vista de outras pessoas, de modo que ele não se ache um “peixe fora d’água” quando conhecer alguém com argumentos diferentes dos seus, é introduzir artigos de jornais e revistas nas aulas de língua portuguesa.

Esse método tem tudo para dar certo, principalmente porque, quando dispomos de materiais palpáveis em sala de aula, a prática alia-se à teoria e, dessa forma, nossos alunos conseguem compreender com mais facilidade os pontos que estamos expondo.

Um artigo opinativo, por exemplo, que vemos facilmente em jornais e revistas impressas ou digitais, é um gênero textual que se caracteriza pela expressão da argumentação do autor. Nesse caso, o autor precisa pensar numa problemática, assumir uma opinião sobre ela e, assim, sair em defesa de seu ponto de vista.

Ao abordar esse gênero textual teoricamente, é importante o professor apresentar aos alunos as características que o compõem. Mas, antes de tudo, é necessário fazê-los compreender que em todas as manifestações humanas há, ainda que de forma subliminar, a expressão das opiniões do manifestante.

Por isso, é importante introduzirmos um estudo mais rigoroso sobre a manifestação do pensamento e liberdade de expressão. Para isso, podemos começar introduzindo artigos opinativos em sala de aula, artigos que expressem a opinião de autores de diversos lugares e com as mais diversas características, pois assim ficará mais evidente como é o poder de persuasão dos articulistas, como conseguem expor uma determinada problemática a ponto de sensibilizar seus leitores.

Ao fazer tal abordagem, o professor pode aproveitar para explicar a seus alunos que é perfeitamente natural nosso público, as pessoas que convivem conosco, não ter os mesmos pontos de vistas que o nosso. Assim, os estudantes, desde crianças e jovens, começam a compreender que é muito importante numa sociedade respeitar as diferenças de olhares e opiniões e formar as próprias opiniões. Desse modo, a agressividade em sala de aula acaba diminuindo significativamente e nós, professores, teremos a certeza de que estamos formando verdadeiros cidadãos.

Erika de Souza Bueno é Editora e Consultora-Pedagógica

de Língua Portuguesa do Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br).

Professora de Língua Portuguesa e Espanhol

Articulista sobre assuntos de língua portuguesa e família

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