Com homenagem a Ricardo Nardelli, Centro de Exposições e História é inaugurado

Em cerimônia pautada pela emoção, a cidade de Ribeirão Pires teve inaugurado, na última terça-feira (19), o Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli, que fica localizado no Paço Municipal.

Mais do que reviver o museu e a pinacoteca, o espaço, que tem como marca o relógio que marcará a hora oficial da cidade, rende uma justa homenagem ao ser batizado com o nome de um dos maiores empresários da história de Ribeirão Pires, o saudoso Ricardo Nardelli, em que esteve representado por sua esposa, filhos e netos.

E foi um deles, o empresário Nonô Nardelli, quem agradeceu em nome da família: “agradeço a homenagem, minha família está muito feliz. Tudo passa, mas a história fica. Pode ter pessoas que gostam, mas ninguém gostava mais de Ribeirão Pires do que meu pai. Onde íamos com a família, onde viajámos ele tirava fotografias e dizia que poderíamos levar para a cidade. Onde ele estiver, ao lado de Deus, com certeza ele estará feliz”.

O prefeito Saulo Benevides, em seu discurso, ressaltou a importância de Nardelli para a cidade: “é uma honra fazer esta homenagem a Ricardo Nardelli, uma pessoa que ajudou a construir o município”, ressaltou.

O Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli, que abrigará diversas obras de arte e peças que contam a história da cidade, fica na Rua Miguel Prisco, 286, no Paço Municipal.

Pinacoteca

Além do Museu, também será reativada a Pinacoteca Municipal, desativada há 20 anos. O acervo está de volta a exposição no Centro de Exposições e História. A Pinacoteca Municipal leva o nome de Guilherme de Carvalho Dias, pintor e ilustrador que trabalhou em grandes revistas de São Paulo e do ABC, falecido em 1984.

Também estará no local o Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, reativado em 2013, com sala específica dentro do prédio Ricardo Valeriano Nardelli, que irá fazer estudos como o do tombamento da casa de Herbert Richers.

Compartilhe

Comente

Leia também