Artigo: Chofer de Praça

Por Antonio Carlos (Gazeta)

Dias atrás conversando com um amigo de fé e corinthiano Gilberto Zampol, oficial de justiça aposentado, de família centenária, e a conversa resvalou para o Uber, o Taxi e acabamos chegando ao antigo carro de praça, muito anterior ao celular, ao whatsapp e outras modernidades.

Nas décadas de 50, 60 e 70, os carros de praça ficavam em pontos fixos dois dos quais me lembro bem: na Rua Capitão José Galo, esquina com a Rua do Comércio e outro no Largo da Matriz, na Rua Albuquerque Lins, atual Avenida Santo André.

Andar em carro de praça era apenas para ocasiões especiais quando se alugava, como se dizia na época, um carro para levar a noiva, os pais e os padrinhos, ou os mais abastados que tinham empregos fora, chegavam de trem e iam de carro de praça para casa, alguns que conhecia bem chapados, depois dos aperitivos nos bares da esquina próximos ou ali n Avenida Santo André, já bem pertinho do ponto.

Lembro que em 1970/71 eu namorava com uma moça das casas próprias e ia de ônibus e sabem como é o namoro, as vezes perdia o último ônibus da volta que passava na estrada e tinha que vir a pé. Aí melhorei um pouco de vida, como se dizia e pedia para seu Zé Japonês ir me pegar às 22:30 horas. As vezes seu Zé não estava eu deixava recado com outro motorista que esquecia, ou fazia de propósito e Seu Zé não aparecia, me deixando a pé naquela lonjura.

Naquela conversa com o Zampol que gerou a ideia desse artigo, tentamos lembrar os nomes de alguns desses motoristas personagens da história da cidade e aqui vão os que lembramos. Se você conheceu algum fora dessa lista comunique-se com o Mais Notícias, que teremos prazer em publicar, e homenageá-lo também.

Albano, Aristides Roncon, Artêmio Roncon, Atílio Laize, Boanerges, Benedito de Lima, Caetano Vacco, Calderon, Carlos Bertoldo, Durval Rohm (Valim), Elias Eid, Egídio Pafume, Florindo Roncon, Fonseca, Gildo Roncon, Guilhermino Roncon, Inácio Tsuyama, Joaquim Afonso, José Japonês, José Fernandes, José Laize, Mário Yabuti, Milton Felix, Nelson Tolesano, Orlando Roncon, Quirino, Rubão Bertoldo, Rubens Roncon, Tiyaki Miti, Walter Ramalho, Valito Ramalho.

Na foto Sr. Artêmio Roncon motorista citado na matéria

Augusto Del Corto, Luca Nunes e o chofer de praça Aristides Roncon

Compartilhe

Comente

Leia também