Animais silvestres e domésticos sofrem com fogos de artifício

Os fogos de artifício são utilizados para comemorações, porém causam medo nos animais devido ao barulho e luzes produzidas pelas explosões além de propiciar graves acidentes. Os animais tem medo do desconhecido, sentem-se ameaçados e estes fatores podem ser gatilho para reações de stress que podem rapidamente levá-los à óbito. Sejam eles domésticos ou silvestres, possuem audição e demais sentidos muito mais aguçados que os humanos, e algumas espécies ainda se orientam pela luminosidade e som sendo que estes barulhos estridentes podem desorientar os animais, causar abandono de ninhos, ferimentos destes em voo, queimaduras, além causar crises de ansiedade e pânico podendo acarretar em parada cardiorrespiratória além de convulsões, vômitos, diarreia e levar a óbito.

Estes podem ficar traumatizados, demonstrar medo ou ficarem agressivos. Comemorações em chácaras e praias também afetam aves de fazenda e grandes animais, que podem ferir-se ao tentar fuga por medo. Em cães podem ocorrer acidentes por enforcamento no caso do uso de coleiras e correntes, perfurações em lanças de portões, gatos também podem cair de lajes ou muros e até perder-se em fuga pela rua.

Vale ressaltar que a queima de fogos causa poluição ambiental além da sonora. Por liberar fumaça, resíduos de contaminantes no ar advindos das explosões, e as faíscas também podem gerar explosões ainda antes de serem lançadas podendo gerar acidentes graves como queimaduras, amputação de membros, traumas em crianças e pessoas autistas e hospitalizadas. No Brasil temos histórico antigo de graves acidentes em fábricas clandestinas com muitas mortes que até hoje permanecem impunes, estimular este comércio ilegal com venda nas esquinas, com transporte de ilegal pode levar como consequência perda de vidas.

A conscientização para os cuidados com a utilização de queimas de fogos de artifício, de estampidos e também de quaisquer artefatos pirotécnicos barulhentos é de extrema importância para garantir uma festa saudável e livre de acidentes. Adquirir seus produtos de empresas licenciadas pode salvar vidas. Hoje temos como lei vigente projeto original que se refere à proibição da soltura de fogos de artifício e à utilização de artefatos pirotécnicos barulhentos em todo o Estado, considerando, inclusive, ambientes abertos ou locais privados, sob pena de aplicação de multa para quem desrespeitar a norma.

No entanto, a proposição, que tramita em regime de urgência, é mais flexível quanto ao armazenamento e comercialização destes produtos. Enquanto o texto inicial tornava as ações ilegais, o substitutivo permite que haja a produção em território paulista desde que a venda seja destinada a outros estados ou países. O mesmo vale para a circulação, que só poderá ocorrer dentro do Estado quando isso significar uma etapa do processo comercial. Porém a lei que regulamenta a prática não impede celebrações, pois os artefatos que geram apenas efeitos visuais continuariam permitidos, e ainda evitam incômodos.

Medo de fogos? O que fazer para acalmar seu amigo:

  • Não deixar o animal sozinho durante a queima de fogos.
  • Use coleira com identificação para caso de fugas seja mais fácil sua identificação.
  • Evite mantê-lo preso em correntes ou próximo a objetos cortantes, janelas ou lajes para reduzir riscos de acidentes como quedas, ferimentos ou enforcamento.
  • Prepare um ambiente confortável à prova de som com janelas e portas vedadas e áreas onde o animal possa se esconder com segurança.
  • Exercite ou brinque bastante com seu amigo no dia das festas para que este gaste energia antes do momento da virada e esteja mais cansado evitando agitação.
  • Se estiver viajando com seu amigo garanta ambiente seguro, com áreas para esconderijo e livre de rota de fugas.
  • Acostume seu amigo com barulhos altos e bagunça antes das festas. O condicionamento pode ajudá-lo a lidar melhor com o medo.
  • Associe os barulhos a atitudes positivas como agrado ou petiscos, pode-se apresentar ao animal sons de trovões e oferecer o agrado neste momento.
  • Tenha atitudes positivas, faça festa e brinque com ele para distraí-lo.
  • Ofereça alimento mais atrativo e petiscos como distração.
  • O uso de feromônios pode ajudar a encorajar e dar sensação de segurança principalmente para felinos.
  • Florais, aromaterapia e fitoterápicos podem ajudar a reduzir o medo e melhorar a autoestima encorajando-o.
  • Pode-se utilizar algodões dentro dos ouvidos para reduzir o barulho.
  • Envolvê-lo em faixas tipo ataduras ou roupas apertadas pode ajudá-lo a sentir-se mais seguro e confortado.
  • Em casos extremos, converse com seu veterinário para receitar sedativo leve que pode ajudar a acalmá-lo.

Caso aconteça algo com seu amigo, mesmo tomando as medidas preventivas, não deixe de levá-lo a um médico veterinário de confiança. Festeje com prudência e segurança e garanta o bem estar do seu amigo de quatro patas também na virada de ano! Boas festas.

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também