Adoção responsável, um ato de amor

Por Lia Silva, Médica Veterinária na instagram.com/vetatendimento

Ribeirão Pires já é conhecida pela adesão à causa pet sendo residência para ONGs e abrigos muito conhecidos, hoje temos no município o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA) que atua na Câmara Municipal. Fundado em 2021, o grupo composto por protetores, médicos veterinários, biólogos e simpatizantes da causa, se reúnem mensalmente para discutir demandas relativas e tem papel importante pressionando as autoridades e gestores para tomada de medidas e decisões em prol da causa animal.

Com o ganho a população animal, podemos citar projetos que já entraram em vigor como Abril Laranja – campanha contra a crueldade animal, leis como a proibição de fogos de artifícios e estampidos, lei do cão comunitário que protege e reconhece esses animais, criação do departamento de fauna silvestre, castramóvel e a feirinha de adoção municipal. Adotar é um ato de amor mas deve ser feito de forma responsável. A Feirinha de Adoção Municipal ocorre todo último sábado do mês no Palco Principal sendo que no mês de agosto excepcionalmente ocorrerá no centro de Ouro Fino amanhã (27). Para adotar, o munícipe passa por entrevista onde é analisado o perfil do adotante e é oferecido gama de animais condizentes ao estilo de vida e prioridades do futuro tutor. Basta ir de coração aberto e trazer documentos com RG e CPF e assinar termo de adoção.

Os animais que participam da feirinha são advindos de resgates e mantidos pelos protetores independentes do município. Estes animais têm vaga garantida na campanha de castração municipal, outra exigência feita pelo Conselho de Proteção. Foi criado recentemente o site do conselho que mostra o trabalho realizado, componentes e lá você encontra animais disponíveis para adoção. Você pode saber mais e adotar acessando https://sites.google.com/view/adocaorp.

Compartilhe

Comente

Leia também