Ações da Secretaria de Trânsito aumentam segurança de motoristas e pedestres

Por Gazeta

Em entrevista exclusiva ao Jornal Mais Notícias, Adão Alves, secretário de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires, colocou em relevo ações pontuais que têm sido realizadas pela sua pasta e são pouco divulgadas – ainda que sejam de suma importância tanto para a boa circulação de veículos quanto para a segurança de condutores e pedestres.

Recuo para motos: ação elogiada

Adão elencou sete ações de pequena e média complexidade que, a custo baixo, tiveram relevante impacto no viário e na segurança da cidade.

Começando pela faixa elevada na Avenida Santo André que, além de prover mais segurança, facilita a travessia de deficientes físicos, especialmente cadeirantes que precisem passar pelo local.

Outra ação importante foi a remodelação da Ciclofaixa, agora com 2.300 metros e também a instalação de zona de segurança para motos que se postam a frente dos carros nos semáforos, iniciativa que já é presente em boa parte das grandes cidades do país e foi trazida pelo secretário à cidade. Antigo pleito, a Rotatória da Avenida Princesa Isabel também foi instalada, trazendo segurança aos motoristas que trafegam na região.

A secretaria também colocou fim às lombadas da Avenida Capitão José Gallo, instaladas para evitar acidentes na conversão dos motoristas que trafegavam rumo ao Jardim Itacolomy e eram alvo de constantes reclamações por conta de sua má concepção. Por fim, uma ação simples e muito eficaz: a limpeza de mais de 200 placas de trânsito localizadas nas vias da cidade, melhorando a sinalização.

Rotatória foi instalada na Avenida Princesa Isabel

“Com todas essas ações, a cidade de Ribeirão Pires conseguiu um feito que nos enche de orgulho, que é não ter registrada nenhuma morte no trânsito no mês de dezembro. Recebemos, inclusive, parabéns do Detran pelo índice”, conta o secretário que também falou sobre a queda de 30% nas mortes do trânsito registradas em 2018 no comparativo com o ano anterior. “Foi um bom índice mas a cidade teve três mortes contabilizadas devido a acidentes ocorridos no Rodoanel que não é de nossa responsabilidade, tanto que sequer tem saídas em nosso território. Não fosse isso, o número seria melhor e chegaria próximo aos 40%”, explica Adão.

Prevenção – Além destas ações, a Secretaria tem investido na educação de trânsito. Foram realizados bloqueios educativos, como parte da prevenção a acidentes, tanto nas ruas quanto nas escolas. Com isso, a cidade coleciona boas notícias: “Ribeirão Pires hoje é a segunda cidade do Estado que mais obedece a faixa de pedestres. Isso mostra o alto nível de respeito as leis e à vida em nossa cidade”, completa o Secretário José Adão Alves. Vale ressaltar que, desde o começo desta década, o Jornal Mais Notícias realiza uma campanha permanente de educação do trânsito valorizando o uso correto da faixa de pedestres.

Compartilhe

Comente

Leia também