O grande astro do Festival do Chocolate não poderia ser outro senão o próprio chocolate. Ele é usado e abusado de muitas maneiras. Em bombas, espetos de fruta, chocolate quente e inúmeras outras delícias. Além dele, diversos pratos fazem parte do cardápio da gastronomia de inverno apresentado na festa, fazendo o público ficar com água na boca.
O 6º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires conta com mais de 30 chalés de alimentação que oferecem os mais diferentes sabores. Além de doces preparados com chocolate de qualidade, também merecem destaque os pratos salgados. Sopas no pão italiano, lanches variados e comidas orientais são alguns dos produtos bastante procurados pelos visitantes, que sempre reservam espaço para a sobremesa.
Doces cristalizados, cocadas, doce de leite e quebra-queixo não ficaram de fora. Crepe, favo, churros, chocolate quente, choconhaque, chocorula, açaí com chocolate e açaí com frutas também são especiarias com espaço confirmado em diversos chalés.
Novidades gastronômicas – A sexta edição do evento está repleta de novidades deliciosas. O Strogonoff de Chocolate, inovação do cheff Luciano Timóteo para este ano, é uma delas. A receita tem como base um creme especial à moda francesa, acompanhado de castanhas e pedaços de chocolate meio amargo. “A aceitação do público está tão boa, que na próxima semana faremos a versão quente do prato”, afirma Timóteo, membro da Associação de Chocolateiros de Ribeirão Pires.
As amigas Maiara Marinho e Paula Vido, que trabalham no chalé da Vidolce, apostaram no cupcake como sensação para esse ano. E não é que deu certo? “Eles começaram a fazer sucesso nos Estados Unidos e é a nova tendência no Brasil. O público do Festival aprovou a novidade”, afirma Paula, que explica o que é a delícia “Trata-se de bolinhos feitos com massa de baunilha ou chocolate. Eles demoram duas horas para ficar prontos e são servidos com coberturas divertidas, feitas com cremes de diversos sabores e cores”.
Quem marcar presença no Festival do Chocolate também não pode deixar de experimentar outras novidades como a banana passa com chocolate e o favo com sorvete e chocolate, além das tradicionais receitas.
Qualidade dos produtos nos mínimos detalhes – Por meio da Gerência de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde e Higiene do município, os produtores de alimentos da festa aprendem boas práticas de manipulação dos itens comercializados durante o Festival do Chocolate. Em curso realizado no dia 02 de agosto, os comerciantes receberam orientações sobre a importância de práticas higiênicas para o preparo dos alimentos e a maneira correta de conservação e exposição dos produtos à venda.
A combinação dos cuidados relacionados às questões de saúde com a variedade gastronômica do evento têm como resultado a ampla oferta de produtos saborosos com qualidade garantida. Além de promover o curso, os profissionais da saúde acompanham o trabalho realizado nos chalés de alimentos durante o Festival, para supervisionar e, se necessário, dar novas orientações aos produtores.