Segundo fim de semana do Festival do Chocolate atrai mais de 45 mil pessoas

Gabriel, o Pensador foi a atração principal de sexta-feira (27)

A segunda etapa do 12º Festival do Chocolate ocorreu na última sexta (27), sábado (28) e domingo (29) e atraiu mais de 45 mil visitantes no Complexo Ayrton Senna. Quem compareceu, pôde curtir apresentações musicais de estilos variados e apreciar iguarias gastronômicas e culturais.

Na sexta-feira, Gabriel, o Pensador se apresentou às 21h e cantou sucessos como Cachimbo da Paz, Festa da Música Tupiniquim e Tô Feliz (Matei o Presidente) 2. No show, Gabriel chamou uma criança tocar com a banda e, quase no final, desceu do palco para se misturar ao público, cumprimentando as pessoas enquanto embalava as canções.

O cantor disse gostar do fato de suas músicas não seguirem apenas o ritmo do rap, mas se misturarem com reggae e rock e explicou a razão de a música Lôraburra estar fora de seu repertório nos shows. “Faz um tempão que não toco, porque as pessoas poderiam ver uma frase mais agressiva (na letra) e aquilo não ser bem interpretado. Na época (em que foi lançada – 1993), ela cumpriu seu papel, porque falava da mulher objeto justamente para incentivar as mulheres a não serem aquilo. As jovens daquela época me contam que a canção fez elas pensarem e isso valeu muito”, disse.

Gabriel relatou ser muito sensível, se emocionar facilmente e acha curioso quando tem uma ideia de letra ainda sem tema. “Um exemplo é a música Muito Orgulho, Meu Pai, uma das minhas preferidas, que fiz para meu pai. Comecei a escrever no avião, pensando no tempo, na correria da vida e não ia falar sobre meu pai, mas veio uma frase no começo sobre ele e me emocionei, até chorei escrevendo. Meu pai é vivo, mas me emocionei com essas lembranças e vi que estava entrando numa viagem sobre pai e filho. A música ficou muito forte, gravei o clipe, fiz tudo como uma surpresa para ele. É uma música que nunca cantei ao vivo, porque é muito longa e nunca pensamos em ensaiar para show”, contou.

O músico lançou recentemente a canção Passaporte para a Fé, em parceria com o cantor e produtor Gustavo Macacko, “inspirada num amigo nosso que teve um problemão de saúde e ficou em estado vegetativo. A gente ficou na esperança de ele acordar e não acordou, mas fizemos essa música cheios de esperança, falando de sonho, de vida, do tempo”, disse Gabriel, que também está fazendo vídeos de bate-papo no YouTube com outros artistas, como o cantor Ventania.

Já no sábado, quem se apresentou foi Biquini Cavadão, com sucessos como “Roda Gigante” e “Janaína” e músicas do álbum mais recente, As Voltas que o Mundo Dá.

Para encerrar o segundo final de semana do 12º Festival do Chocolate, o público curtiu atrações musicais em dose dupla. No domingo, Vitor Kley e Projota foram atrações de destaque no palco principal do evento. A festa continua na sexta-feira (3 de agosto) com shows de Molejo, Fundo de Quintal e Marcos & Belutti.

Atrações artísticas e culturais – O Festival do Chocolate também promove artistas locais, como o caricaturista Fernando Correia Junior, 29 anos, que fica no chalé de caricaturas junto com mais dois amigos, Leonardo Conceição (Léo) e Bruno Omena.

Fernando Correa com a própria caricatura

Correia explica que o incentivo para participar do Festival veio de Léo, presente desde as primeiras edições. “Eu era inseguro em fazer caricatura, então fui treinando e mostrei para ele (Léo). Ele foi um gatilho e me incentivou, porque eu só fazia em casa, sozinho e hoje meto mais a cara. É um trampo muito bom, os olhos da pessoa brilham quando vê o resultado e você se distrai” contou.

Apesar disso, segundo Correia, algumas pessoas “têm receio de pagar o que a arte vale, porque acham que está muito caro, mas só o artista sabe o quanto suou, estudou e quanto tempo passou acordado fazendo aquilo para aprender e entregar para a pessoa do jeito que ela quer”. O caricaturista acrescentou ainda que receber apoio cultural é “difícil” e gostaria que houvesse mais incentivos para a realização de eventos culturais.

As caricaturas do chalé de Correia, Léo e Omena são feitas, em média, em 10 minutos e os preços variam entre R$10 (desenho simples, preto e branco) e R$30 (desenho trabalhado, colorido e com sombra).

Compartilhe

Comente

Leia também