Durante o verão, o cuco comum habita as florestas de toda a Europa e Ásia, desde a Península Ibérica ao Japão. Nos meses de inverso, migra para a África, a sul do Saara, e para as regiões do sul da Ásia. O cuco macho produz um canto inconfundível que imita o seu nome e que também inspirou o relógio de cuco. A fêmea tem o canto mais murmurante.
O cuco pertence à família Cuculidae, constituída por cerca de 130 espécies que incluem o cuco corredor e o anu preto. Também o cuco faisão, uma ave grande que debica no chão nas florestas de chuvas do Velho Mundo. Ao contrário dos cucos da Eurásia, os americanos não põem os seus ovos nos ninhos de outras aves.
Mito ou fato – O naturalista inglês do século XVIII, Gibert White, pensava que os cucos punham os ovos nos ninhos de outras aves por ser anatomicamente impossível para um cuco sentar-se em cima dos ovos. Isso porque o seu papo não se localiza na base do pescoço, como nas outras aves, mas abaixo do esterno, provocando uma protuberância no abdome.