Em 1939 o Corinthians conquistou uma façanha inédita do futebol paulista, foi tricampeão de forma consecutiva pela terceira vez. Esse 1939 foi sui generis porque o alvinegro sagrou-se campeão duas vezes, visto que a decisão de 1938 foi disputada em abril de 1939 contra o São Paulo. Esse jogo começou no dia 23 de abril, um domingo e teve que ser interrompido por um forte temporal aos 21 minutos do primeiro tempo quando o São Paulo vencia por 1×0 e ia levanto o título. Os restantes 69 minutos foram disputados na terça feira, 25, e com um gol de Carlitos, supostamente feito com a mão aos 20 minutos do segundo tempo, o Corinthians conquistou o empate e o décimo título de campeão paulista.
Paralelamente corria o campeonato paulista de 1939 onde uma campanha muito regular, perdendo apenas uma partida para seus principais adversários, conquista seu 11º título paulista e o terceiro tri da sua curta história. O quarto tri viria somente 60 anos depois em 2019, novo recorde a ser batido por quem se habilitar e tiver competência.
Em 1940 começa a era Pacaembu, cuja inauguração em 1940 criou mais uma pendenga com nosso arquirrival Palmeiras, mas essa história vou contar na próxima semana.
Por Enéas