Gravar uma imagem, um comando sonoro ou fazer uma associação indireta são os principais objetivos da mensagem subliminar. Esse recurso pode ser utilizado de uma forma tão discreta que a mente consciente não consegue perceber, porém, o subconsciente absorve a mensagem em questão e pode influenciar o poder de decisão do consumidor.
Diversos estudos tentam provar que as mensagens subliminares agem de uma forma poderosa, pois acreditam que a mente humana é capaz de captar mais informações do que o consciente percebe.
Há também uma das forma de propaganda indireta muito semelhante à associação em comerciais, são produtos divulgados durante filmes e novelas que podem causar um efeito subconsciente ainda mais profundo. É comum que em produções culturais aparecem personagens utilizando marcas reais, em situações naturais e quase e quase imperceptível. Nesses casos, o consumo do produto real na ficção pode ter uma forte influência no público, principalmente se o item combinar com a personalidade e as necessidades do personagem da história.
Estratégias de marketing e maneiras de aumentar as vendas e otimizar os lucros sempre estiveram no foco de discussão das empresas. A concorrência de mercado e a maior exigência por parte doa consumidores também contribuem para que novos tipos de marketing surjam e se tornem fundamentais para o sucesso empresarial. As mensagens subliminares não fazem parte de alguma técnica descoberta recentemente. É um meio já utilizado por gerações, principalmente após os avanços da indústria cinematográfica e o crescimento de grandes instituições empresariais.
Nos dias atuais sites das mais variadas tendências intercalam mensagens publicitárias entre trechos de informações, ou ao lado dos textos, de forma que o leitor mesmo tentando ignorar o teor da mensagem, acaba por absorver subliminarmente um texto curto ou uma imagem ligada ao produto anunciado.
Um dos benefícios obtidos pelo anunciante desses sites, é justamente essa absorção inconsciente pelo cliente potencial.
Você que está lendo essa mensagem, provavelmente já foi influenciado por um ou mais anúncios inseridos nesta página, e o anunciante pode tê-lo como próximo cliente.