As pessoas que porventura optarem por ter um aquário de água salgada em casa, sem dúvida não irão se arrepender, pois poderão desfrutar de um verdadeiro ‘pedaço do mar’ em casa. A beleza dos peixes coloridos e de sua vegetação irá transformar o ambiente tornando-o mais acolhedor.
Ter um aquário é assumir uma responsabilidade. E, como com qualquer outro bicho de estimação, os peixes dependem de seus donos para ter uma boa qualidade de vida. O primeiro passo é a escolha de uma loja idônea com conhecedores do assunto. Depois disso, se preocupe com a nova casa dos
peixes, que deve ser um tanque com ao menos50 litros, pois estes peixes precisam de mais oxigênio.
Outro fator importante é a escolha do local. Procure um lugar espaçoso onde não bata sol diretamente. No fundo do aquário use material calcário ao invés de areia e nunca coloque água da torneira, o correto é utilizar água deionizada, tratada por um filtro que purifica quase 99% da água. Para ajudar a montar corretamente seu aquário, veja abaixo a lista com oito itens:
1 – Kit para medir o pH, dureza, amoníacos, nitritos e se a água está ácida, neutra ou alcalina. Estes fatores devem ser controlados, pois, o seu equilíbrio garante a saúde dos peixes e a sua variação, quando brusca, pode-se prejudicá-los.
2 – Sifão para limpeza.
3 – Pedra porosa: aumenta a oxigenação da água e elimina outros gases.
4 – Anti-cloro.
5 – Luminária: iluminação.
6 – Termostato: regula a temperatura da água, sendo que a variação de 2º para cima e 1º para baixo pode causar disfunções metabólicas nos peixes.
7 – Filtro biológico: elimina substâncias tóxicas produzidas pelos detritos dos peixes, ou os transforma em sais minerais.
8 – Bomba de circulação submersa ou compressor de ar: movimenta e oxigena a água, além eliminar o CO2.