O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ribeirão Pires realizou nos dias 04, 11, 18 de junho e 02 de julho as quatro Pré-Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Os eventos dão subsídio para a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que acontecerá dia 16 de julho.
Segurança alimentar, além de um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos que determinam características que os tornam adequados ao consumo, também está sendo designada para definir o estado existente quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a uma alimentação suficiente, segura, nutritiva, atendendo necessidades nutricionais e preferências alimentares, propiciando vida ativa e saudável.
Neste sentido a segurança alimentar é vista como objeto de política pública. Vários municípios e estados têm formulado políticas locais sobre o assunto. Algumas entidades, como o Instituto Pólis, também têm formulado propostas neste campo, o que demonstra que o tema foi incorporado pelo governo e pela sociedade civil.
Diversos temas foram discutidos durante as reuniões. A proposta é que as entidades assistenciais integrantes do fórum de segurança alimentar e nutricional da cidade sejam envolvidas e tenham a iniciativa de mobilizar os participantes quanto aos eixos temáticos abordados com palestras e esclarecimentos. Além disso, também foi apresentado um panorama geral dos programas, projetos e ações na área de segurança alimentar e nutricional já existente no município, os demais programas que poderão ser implantados e as contribuições que possam consolidar um
Sistema de Segurança Alimentar na cidade.
As Pré-Conferências Municipais de Segurança Alimentar foram realizadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Um dos temas debatidos nas reuniões foi a definição da proposta de criação de um sistema municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável. Também foram importantes para a escolha os delegados que irão compor a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar.