Turismo, o caminho para o futuro de Rio Grande da Serra

Legenda: Uma das primeiras fotos da estação de Rio Grande da Serra

 

O município de Rio Grande da Serra, atualmente conta com diversas formas de lazer, dentre elas o turismo local, de igrejas, da Estação Ferroviária, o Festival do Cambuci e outras atrações locais.

Uma das primeiras fotos da estação de Rio Grande da Serra

Uma das primeiras fotos da estação de Rio Grande da Serra

Podemos destacar algumas, como a Capela de São Sebastião, erguida em 1861, e atualmente considerada patrimônio histórico do Estado de São Paulo, traz em sua história as origens da Cidade e de seu padroeiro. A imagem do santo, foi deixada por um forasteiro em 1906, após ser acolhido pela família Pandolfi, como pode ser visto na matéria acima.

Inaugurada em 15 de fevereiro de 1867, a Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra fez parte da São Paulo Railway, foi a primeira linha férrea a ligar o litoral paulista ao planalto. A tipologia arquitetônica da época, fez com que também fosse considerada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo.

A Pedreira de Rio Grande da Serra, atualmente é considerada a maior da América Latina, formando um paredão de mais de 640 metros de comprimento e 70 metros de altura, é muito utilizada para a prática de esportes radicais. Isso se deu pelo fato de na década de 1920 o munícipio de São Paulo, ter comprado a região da Pedreira, para uso das pedras britadas para pavimentação de vias paulistanas.

Na década de 1930 a vila de moradores de Rio Grande, começou a se expandir e para o transporte local, foi disponibilizado um bonde motorizado, porém nos anos de 1970 a Pedreira foi desativada e assim o funcionamento do Bondinho também foi. O Bonde da Pedreira se encontra restaurado e aberto para a visitação de turistas e munícipes.

O tradicional Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci, é um dos eventos mais importantes e também faz parte das festividades de aniversário da cidade. O Festival que oferece além do fruto tradicional da região, o Cambuci, traz também shows com artistas da região, o concurso para eleger a Rainha e Princesa do festival, além da comercialização de pratos feitos a partir do fruto, e entre outras. Para o futuro a Prefeitura de Municipal de Rio Grande da Serra, investe em infraestrutura para o turismo ecológico, pelo fato do município se concentrar próximo as redondezas da Mata Atlântica, e próximo a capital paulista, um verdadeiro deleite a quem ama a natureza e a rica história do Grande ABC.

Compartilhe

Comente

Leia também