SEPHAMA investe em posto itinerante de coleta de lixo eletrônico

A SEPHAMA (Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico) disponibilizou, a partir desta última quarta-feira (ontem), um posto itinerante de coleta de lixo eletro eletrônico. Neste primeiro momento, o trailer deve permanecer, ao menos, quatro dias por semana, na Vila do Doce, no Centro da cidade.

Todo tipo de equipamento eletrônico deve ser descartado em locais adequados

A secretária adjunta da Pasta, Karin Kelly da Silva, explica a ideia é que o programa seja ampliado. “Estamos elaborando um cronograma para que o posto itinerante circule pelos principais bairros do município. O material será separado e encaminhado para a Cooperpires e, dependendo da demanda, para outras cooperativas”, destacou.

Como a destinação de tais materiais selecionados será a reciclagem, inicialmente serão reaproveitados todos os equipamentos que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Tal processo, ainda que custoso, traz benefícios na equação ambiental. O que não puder ser reaproveitado tem de ser descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação das fontes de vida.

Os equipamentos considerados como lixo eletrônico são: celulares, acessórios, smartphones, MP3 Players, Ipods, calculadoras, agendas eletrônicas, mini-syste, TVs de LCD ou plasma, home theaters, câmeras fotográficas  digitais, filmadoras, microcomputadores, terminais de caixas, impressoras (matricial, laser, jato de tinta, plotters de pequeno e grande porte), mesa digitalizadora, impressora de caixa, scanner, fax, monitor de computador CRT/LCD, vídeo cassete, reprodutores de DVD, projetores, videogames, videokês, notebooks, aparelho terminais, Pabx, secretária eletrônica.

Mais informações sobre o posto itinerante de coleta podem ser obtidas diretamente com a SEPHAMA pelo telefone (11) 4824 4156.

Compartilhe

Comente

Leia também