Ribeirão já imunizou cinco mil animais contra a raiva canina e felina

Até o dia 26 de maio, cães e gatos de Ribeirão Pires serão imunizados contra o vírus da raiva, na Campanha de Vacinação Antirrábica. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene estão percorrendo os bairros para aplicar as doses da vacina nos animais, inclusive aos sábados e domingos, em mais de 70 postos volantes espalhados pelo município.

Desde o dia 02 de maio, quando teve início a campanha, até o último domingo, dia 13, foram vacinados 4.768 cães e 603 gatos da cidade. Nesse ano, a meta é vacinar aproximadamente 16 mil animais.

Escolas estaduais, praças e pontos movimentados da cidade são utilizados como postos para a aplicação das doses. A vacina também está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte.

A vacinação será aplicada em cães e gatos até o dia 18. A partir do dia 21, as equipes do CCZ percorrerão os bairros mais distantes da cidade para realizar a segunda etapa da campanha, destinada exclusivamente à vacinação de felinos.

No dia 26 de maio, será realizado o encerramento da campanha na Praça Central da cidade, das 9h às 16h, com atividades educativas e a aplicação de doses da vacina em posto instalado no local.

“É importante que os moradores levem cães e gatos para serem vacinados contra a raiva, já que esta é uma doença mortal transmitida ao homem pela mordida, arranhões ou lambida do animal doente. A única arma que temos contra a doença é a prevenção”, afirma a médica veterinária do CCZ de Ribeirão Pires, Eliana Maciel de Góes.

Em 2010, a Campanha Antirrábica foi suspensa após o registro de reações adversas à vacina. O Ministério da Saúde disponibilizou doses da nova vacina adquiridas com tecnologia diferente da utilizada em 2010.  Em Ribeirão Pires, durante a campanha daquele ano, que imunizou 6.214 cães e 551 gatos, não houve caso grave ou de óbito.

Confira os postos volantes da primeira semana de vacinação no site da Prefeitura – www.ribeiraopires.sp.gov.br

Compartilhe

Comente

Leia também