Que bicho é esse?

O polvo ficou muito falado durante a Copa do Mundo de 2010, graças às previsões certeiras de Paul, sobre o resultado das partidas do Mundial da África do Sul.

Diferentemente do que muita gente pensa, o polvo não tem oito tentáculos, mas sim oito braços iguais

Primo das lulas e parente distante dos mexilhões e dos caramujos, o polvo é classificado como um molusco.

Diferentemente do que muita gente pensa, o polvo não tem oito tentáculos, mas sim oito braços iguais. Os tentáculos são mais compridos e apresentam outras funções, como a de reprodução.

A maioria dos polvos são capazes de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajudam a escapar de predadores. Essa nuvem de tinta também possui cheiro, sendo capaz de confundir predadores como tubarões, que dependem muito do olfato para localizar a presa.

A reprodução é sexuada e inicia-se com um ritual de acasalamento que pode durar várias horas ou dias. Biólogos consideram que quando a fêmea está pronta para a fecundação ela libera um feromônio sexual, que além de atrativo, previne que o parceiro sexual as devore (o canibalismo é comum em várias espécies de polvos). A fêmea pode ser fecundada por um ou mais parceiros sexuais nesse período. Quando aceito pela fêmea, os espermatozóides do polvo macho são introduzidos, na forma de espermatóforos, através de dois braços especializados, chamados de hectocotylus. O polvo macho morre num período de alguns meses após a cópula. A fêmea, após a fecundação, pode guardar os espermatozóides por semanas até que os óvulos estejam maduros. Dependendo da espécie, a fêmea deposita os ovos fecundados em um “ninho” em fileiras ou isoladamente que podem atingir até 200.000 ovos. Durante a maturação dos ovos, a fêmea cuida deles, evitando que algas e outros organismos os ataquem. Ela também facilita a circulação de correntes de água a fim de que os óvulos recebam oxigenação suficiente. Durante esse período a fêmea não se alimenta e normalmente morre pouco depois dos ovos eclodirem.

O polvo gigante do Pacífico (Enteroctopus dofleini) é a maior espécie de polvo do mundo. O seu habitat localiza-se ao longo da plataforma continental do Pacífico norte, da zona sul da Califórnia Norte ao Golfo do Alasca, ao longo das Ilhas Aleutas e no sul do Japão, a profundidades que podem ir das zonas intertidiais a 750 metros.

Os tamanhos mais comuns do polvo do Alasca vão de: 12 a 16 kg cada; 16 a 20 kg cada; mais de 20 kg cada.

Compartilhe

Comente

Leia também