Preparo das aves de Natal

O preparo das aves de Natal requer alguns cuidados especiais. Confira dicas para deixar os tradicionais pratos desta festividade ainda mais saborosos.

Preparo das tradicionais aves de Natal requer cuidados especiais

Peru e chester

Para temperar estas aves, prepare uma marinada e coloque a carne para absorver os aromas durante 24 horas. Retire da marinada e seque com papel absorvente. Reserve o líquido que sobrou da carne para regar enquanto estiver assando. Regue regularmente o assado com a marinada e com os sucos que se formam no fundo da assadeira. No caso do peru pincele manteiga durante o cozimento. Cubra a ave com papel-alumínio durante 1/3 do tempo de cozimento. Asse com o forno em temperatura média e no 1/3 final do cozimento, aumente a temperatura do forno para máxima de modo a dourar por igual. Neste momento, o ideal é trocar a ave para uma assadeira limpa e sem nenhum líquido. Se a ave estiver com recheio, asse por mais alguns minutos para ter certeza de que o recheio irá cozinhar corretamente.

Tempo de cozimento das aves:

O tempo indicado é proporcional ao tamanho da ave. Asse aproximadamente 40min por quilo. Não esqueça de levar em consideração fatores como o tipo de forno e a regulagem do termostato que podem levar mais ou menos tempo de cozimento. Você também pode conferir se a ave esta assada, espetando o peito com uma faca fina. Verifique a cor do líquido que irá escorrer. Se estiver transparente é porque a ave esta no ponto, ou use um termômetro especial para assados que é encontrado em casas especializadas em artigos de cozinha.

Para um molho saboroso:

Retire a ave da assadeira e reserve. Despeje o líquido da assadeira em uma jarra de vidro e aguarde 20 minutos para que a gordura suba à superfície. Elimine a gordura. Coloque novamente a assadeira sobre a chama do fogão e aqueça. Regue com vinho branco para deglaçar (retirar as partículas douradas). Deixe o vinho reduzir e adicione o molho reservado. Ferva por 10 minutos em fogo baixo. Se necessário, adicione um pouco de água ou caldo de frango. Misture um pouco de amido de milho com água fria e coloque no molho para que este engrosse. Coe transferindo para uma panela. Sirva com as fatias da ave.

Dica: Se gostar, pincele o assado com mel no momento final do cozimento. Isto dará uma bela cor e um sabor levemente adocicado.

Tender

Para um tender saboroso, faça cortes rasos em forma de X do lado do couro. Espete um cravo-da-índia em cada cruzamento dos cortes. Coloque para marinar em suco de laranja por 12 horas. Escorra da marinada. Prepare uma mistura de melado de cana com o suco de laranja da marinada e pincele o tender regularmente durante o tempo em que estiver assando. Siga a técnica do peru, mantendo a carne coberta com papel-alumínio durante o primeiro 1/3 de forno. Use a mesma indicação de tempo utilizada para assar o peru, bem com as dicas para o molho.

Tender à Califórnia

Tradicionalmente é servido com frutas em calda tais como: abacaxi, pêssegos, figos e cerejas. As frutas são aquecidas no molho pouco antes de servir para que não fiquem muito moles e se desmanchem.

Compartilhe

Comente

Leia também