NUTRIÇÃO DE FELINOS

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Para cada fase e estilo de vida dos gatos existe uma linha de alimentos ideal, afinal, filhotes, adultos, castrados ou não, com pelagem longa ou curta, possuem necessidades nutricionais diferentes e merecem uma alimentação especial.

Para gatos filhotes, a ração ideal precisa ter em sua formulação uma combinação perfeita de vitaminas e minerais e outros elementos, essenciais para enfrentar os desafios de uma das etapas mais importantes da vida: o crescimento.

Os felinos também precisam de acompanhamento nutriocional

Já os adultos, precisam de uma alimentação balanceada para continuarem fortes e cheios de energia. Além de todos os nutrientes essenciais, fibras e extrato de yucca reduzem o odor e volume das fezes.

Gatos castrados sofrem algumas mudanças fisiológicas e comportamentais, como tendência a engordar e predisposição aos cálculos urinários (principalmente entre os 7-12 anos), além de uma atitude mais caseira e maior interesse pelos alimentos. Por este motivo, a ração ideal deve ser rica em proteínas e fibras, e restrita em gorduras, o que ajuda no controle do peso de forma natural e conter uma formulação que acidifica a urina dos gatos, protegendo-os contra a formação de cálculos urinários.

Para os gatos acima de 12 anos a ração ideal é enriquecida com cálcio, condroitina e glicosamina, ingredientes que ajudam na prevenção de diversas doenças ósseas e articulares, comuns nesta faixa etária. Além disto, também vitaminas antioxidantes que combatem os processos relacionados ao envelhecimento, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade.

Gatos com pelos longos tem predisposição à formação das famosas “bolas de pelos” (tricobezoares), que se acumulam no trato digestivo pelo hábito de se lamberem. A ração ideal traz em sua fórmula fibras selecionadas como aveia e polpa de beterraba, que previnem a formação dessas “bolas de pelos” e oferece ao gato um cuidado especial com a pelagem através de combinação de ômega 3, 6 e zinco.

Gatos acima do peso: por vivem em ambientes internos, próximos aos donos, o que faz com que comam em excesso levando ao sobrepeso e obesidade. A ração ideal oferece altos níveis de fibras e proteínas e baixas calorias proporcionando uma saudável redução de peso.

Adote: Cecília e Rodolfo, irmãos castrados (adoção em conjunto), porte pequeno, vacinados, vermifugados. Cães no CCZ para adoção: 4824-3748

Compartilhe

Comente

Leia também